TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Fundamentação Terorica

Dissertações: APS - Fundamentação Terorica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  9.682 Palavras (39 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 39

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

LIDERANÇA

Liderança é um tema de extrema abrangência, raramente dissecado em sua totalidade, apesar do grande número de publicações sobre o assunto. Quando falamos de lideres, os verdadeiros tem autoridade e poder, mas que foram concedidos de forma especial e merecedora.

Como se sabe, não é tão simples conceituar de forma completa e numa só frase e verdadeiramente a liderança. Para Selznick, o "líder é aquele que transforma uma organização comum em uma verdadeira instituição". É quem conseguirá fazer dela um grupo social consciente dos seus objetivos e valores, capaz de afirmar-se perante os seus seguidores e resistir quando sua identidade for ameaçada.

AS 12 QUALIDADES DE UM LÍDER:

1. Tem uma missão de peso 7. Toma decisões

2. Pensa grande 8.Usa sabiamente seu poder

3. Possui elevado senso ético 9. Comunica-se com efetividade

4. Domina as mudanças 10. É um criador de equipes

5. É sensível 11. É corajoso

6. Assume riscos 12. Envolve-se

BIBLIOGRAFIA

LIVRO: QUALIDADES QUE FAZEM DE VOCÊ UM LÍDER

AUTORA: SHEILA MURRAY BETHEL

EDITORA: MAKRON BOOKS

Líderes visionários

serem percebidos como visionários, os líderes precisam usar uma imaginação poderosa para fornecer um sentido de missão ou propósito que desafia o estado atual (Bass & Avolio, 1997). Dessa maneira, todo líder individual tem a capacidade de desenvolver e comunicar uma visão que impacte a organização de forma positiva.

As pesquisas também mostram que o impacto de líderes visionários vai além de definir a direção da organização; também inspira positivamente os funcionários e inspira-se a se envolverem com um empenho extra; e como resultado, o desempenho da empresa tem a probabilidade de melhorar (de Luque, Washburn & House, 2008). Em seu estudo dos CEOs em 520 empresas em 17 países , de Luque et al . (2008) descobriu também que os seguidores identificam os CEOs que dão ênfase aos valores das partes interessadas como sendo líderes visionários. Em contraste, estes pesquisadores descobriram que os líderes que focaram mais estreitamente em valores econômicos tiveram maior probabilidade de serem vistos como sendo líderes autoritários.

Líderes visionários podem ser encontrados em todos os tipos de ambientes, incluindo famílias sendo orientadas por pais únicos, organizações sem fins lucrativos, unidades governamentais, criação de empresas e corporações multinacionais. Nossas ideias sobre líderes visionários são permeadas de relatórios de mídia sobre pessoas como Chales Schwab, Herb Kelleher e Paul Levy. Eles também permeiam nossa experiência com pais, professores, treinadores e amigos que nos inspiram a trabalhar no sentido de um novo futuro em nossa própria esfera pessoal de influencia. Todos os líderes visionários tem lições para nos ensinar, portanto é importante escutar sua história.

Desenvolver e comunicar uma visão

Por que a visão é tão importante para os líderes individuais e para as organizações? Quando Kouzes e Posner (1995, p. 21) perguntaram a milhares de pessoas de diferentes continentes durante um período de 20 anos o que esperava de seus lideres – o que era necessário para gerar respeito e comprometimento nos seguidores – a primeira resposta era visão. Esses pesquisadores argumentam que a visão é o que as pessoas mais desejam de um líder. A visão é crucial para o sucesso organizacional.

Quando comemoramos a primeira década do século XXI, há motivos adicionais para a importância crescente da visão na vida organizacional. A demográfica da mão de obra passou por uma mudança monumental com o aumento da diversidade em quase todas as dimensões imagináveis. À medida que a geração do baby-boom inicia o ciclo de saída de força de trabalho (ou, em alguns casos, redução no tempo dedicado a emprego remunerado), a próxima geração de trabalhadores já está fomentando mudanças na natureza do trabalho. As expectativas sobre carreiras e contratos psicológicos (crenças, sobre as obrigações dos empregadores e funcionários uns com os outros) são muito diferentes hoje do que era quando o modelo de meta racional foi proposto. Por exemplo, a matéria de capa de uma edição recente da revista Fortune sobre a Geração Y no local de trabalho é bastante elucidativa. Um casal de jovens está junto á manchete: “Gerencia-nos? Por favor” (2007). Muitas pessoas desta nova geração que está entrando no mercado de trabalho não desejam ser gerenciadas”; nem mesmo pensam nisso, muito menos tentam! Além de desejarem participar na determinação de onde, quando e como trabalham, também desejam mais do que um cheque de pagamento. Desejam exercer seus talentos de maneira que lhes traga sentido e satisfação. Simplesmente “motivar” esta geração não será suficiente. Eles desejam e exigem inspiração.

Articular e comunicar uma visão

Por definições, os lideres estão constantemente se comunicando porque operam na maior das vitrines. Tudo o que fazem e dizem (além de como fazem e como dizem) é examinado de perto. Da mesma forma, as pessoas prestam atenção ao que não é feito e ao que não é dito. Devido a esse alto nível de observação minuciosa, os lideres devem escolher com cuidado o que comunicar e como comunicar de forma efetiva, particularmente quando se trata da visão. Seja qual for o meio que o líder escolher (por exemplo, dialogo, discurso, comunicação, por escrito, etc.), os atributos mais importantes da mensagem devem ter consistência e autenticidade. Os lideres comunicam a visão por meio de suas palavras e ações. Sashkin (1989) sugere que essas palavras e ações tomem uma de três formas: estratégica, tática e pessoal. De forma semelhante, Nicholls (1994) argumenta que os lideres transformadores tratam as cabeças, as mãos e os corações dos seguidores.

Apresentar um argumento para a mudança

Ao apresentar um argumento para a mudança, os líderes precisam explicar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.1 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com