TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ART VISUAL

Projeto de pesquisa: ART VISUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.914 Palavras (8 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................4

2.1 ARTES VISUAIS ...................................................................................................4

2.2 A CARACTERIZAÇÃO DAS DIFERENTES LINGUAGENS NAS ARTES VISUAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ......................................................5

2.3 DESENHO..............................................................................................................5

2.4 PINTURA.............................................................................................................5,6

2.5 ARTE TRIDIMENSIONAL......................................................................................6

2.6 MÍDIA, ARTE E EDUCAÇÃO................................................................................7

2.7 RECORTE E COLAGEM....................................................................................7,8

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................9

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS .........................................................................10

1. INTRODUÇÃO

Considerando a importância do Ensino de Artes Visuais para o desenvolvimento do ser humano desde sua infância – sua formação subjetiva, cognitiva, cultural e social – o presente trabalho apresenta um estudo sobre a importância da Experiência Estética em Artes Visuais para a Formação do Pedagogo.

A Experiência Estética é necessária para a formação do pedagogo e para a sua prática docente, pois, a consequente Educação Estética, permitirá ao professor vivências sensíveis e conscientes de seus atos pedagógicos, a reflexão e a produção de significado sobre estes e, consequentemente, sobre sua vida.

A formação inicial é extremamente importante para o pedagogo, pois repercute em sua futura prática docente. Contudo, não é determinante para a boa qualidade do Ensino em Artes Visuais, que depende da formação contínua, da constante reflexão e transformação de sua prática.

2. DESENVOLVIMENTO

O ensino no Brasil, que passou por diversos métodos, na maioria das vezes importados sem a devida adaptação, apresenta concepções sobre a importância das artes visuais baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Artes e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Caracteriza as diferentes linguagens presentes nas Artes Visuais no processo de aprendizagem como: desenho, uma das manifestações que tem a função de atribuição de significação ao que se expressa e se constrói; pintura, que pode ser definida como a arte da cor; arte tridimensional (modelagem), em que se procura explorar aquilo que a rodeia através do tato, da manipulação dos objetos aguçando sua curiosidade; recorte e colagem, que propiciam à criança dos primeiros anos escolares o aperfeiçoamento de conteúdos de coordenação motora, criatividade e desenvolvimento da sensibilidade, noções de espaço e superfície.

E, no contexto atual de um mundo globalizado, é tratada a questão da Mídia como divulgadora da produção artística.

2.2 ARTES VISUAIS

Artes visuais é um conjunto de manifestações artísticas, que compreendem todo o campo de linguagem e pensamento sobre olhar e sentido do ser humano. As Artes que normalmente lidam com a visão como seu meio principal de apreciação costumam ser chamadas de Artes Visuais. Porém as artes visuais não devem ficar restringidas apenas ao visual, pois, através dessas manifestações artísticas (desenho, pintura, modelagem, recorte colagem entre outros), há vários significados que o artista deseja passar.

As Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. O ensino de Arte aborda uma série de significações, tais como: o senso estético, a sensibilidade e a criatividade.

2.3 A CARACTERIZAÇÃO DAS DIFERENTES LINGUAGENS NAS ARTES VISUAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

A criança, desde bebê, se interessa pelo mundo de forma peculiar. Emitindo sons, movimentando o corpo, “rabiscando” as paredes da casa e desenvolvendo atividades rítmicas, ela interage com o mundo sem precisar ser estimulada para tal.

Assim sendo, a arte propicia à criança expressar seus sentimentos e ideias, colocar a criatividade em prática, fazendo com que seu lado afetivo seja realçado. Tendo essa observação voltada para o âmbito escolar, vemos claramente como as artes visuais são essenciais na interação social da criança e como os professores podem desfrutar desse recurso para isso.

Além de utilizar as artes visuais para trabalhar o afetivo e a interação social da criança, o professor pode utilizá-las no auxílio da motricidade infantil que deve ser bem trabalhada desde a infância para que, futuramente, ela possa sentir a diferença desse recurso na sua vida pessoal, escolar e profissional.

2.4 DESENHO

O desenho é uma das manifestações semióticas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com