TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO CIENTIFICO

Pesquisas Acadêmicas: ARTIGO CIENTIFICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  2.081 Palavras (9 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 9

NTERATIVA UNIDERP

Curso: Serviço Social

Profa. MsC. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Tutora: Silvania Carvalho Rodrigues

Disciplina: Fundamentos Histórico e Teórico-Metodológicos do Serviço Social

353304 Genilce Maria Diniz Goncalves

366952 Kesia Veloso Lima

365233 Marilene de Araújo Silva

351585 Raimunda Nonata Borges do Nascimento

358120 Suely Bastos da Silva

Título: Atuação do Assistente Social no setor (Público, Privado, Terceiro setor).

Publicação e Apresentação

São Luís,23 Novembro de 2013

Atuação do assistente social no setor (público, privado, terceiro setor).

Os assistentes sociais atualmente participam das políticas públicas bem como atuam na gestão das políticas sociais. São profissionais que rompem com a rotina institucional e buscam aprender o movimento da realidade para detectar tendências e possibilidades de inovações que podem ser impulsionadas pelo assistente social. Contudo, o profissional do Serviço Social modifica a sua forma de atuação profissional, levando em consideração a demanda que lhe é colocada e a necessidade de responder às exigências e às contradições da sociedade capitalista. O Serviço Social rompeu totalmente com as práticas conservadoras, pois o avanço tem contribuído para a reformulação de práticas tradicionais. Com esta demarcação o Serviço Social coloca hoje em dia alguns desafios imperativos para esses profissionais.

Cabe ao Assistente Social modificar a sua forma de atuação em decorrência de demandas que são colocadas e da necessidade de responder às exigências e as tradições da sociedade. É preciso acompanhar o movimento da sociedade, visualizar os novos espaços como possibilidades de intervenção sobre uma realidade social concreta.

Frente às transformações do mundo globalizado está inserido o assistente social para encontrar respostas sólidas as especificidades da questão social, sendo esta, segundo Neto, O conjunto de problemas políticos, sociais, e econômicos que reclamados pela classe operária no curso da consolidação do capitalismo. (Neto, 1992, p.71)

As condições de trabalho dos assistentes sociais sofrem os rebatimentos das mudanças do mundo do trabalho, sendo crescente o processo de precarização do exercício profissional, quer seja, por meio dos vínculos empregatícios e das condições de remuneração. A própria compreensão da função do assistente social nesses novos espaços já se configura como um desafio para a profissão, de forma que os mesmos sejam conscientemente ocupados e sirvam de agentes de consolidação dos princípios da ética profissional.

O salário não é o que se gostaria de ter, mas há um crescimento no número de concursos públicos. E, de modo geral, as instituições estão percebendo a necessidade de profissionais que tenham visão social mais ampla, que consiga integrar várias dimensões da realidade social e construir uma rede de articulações dos serviços, e programas sociais, no sentido de atender às necessidades dos usuários.

Embora a perspectiva neoliberal se utilize de inúmeros mecanismos para dividir o conjunto dos trabalhadores e suas entidades representativas, é através da organização coletiva que se criam condições concretas para a resistência frente á violação dos direitos, pela melhoria das condições de trabalho e fortalecimento do compromisso com o Serviço Social por uma sociedade emancipada.

Contudo isso a filantropia e o assistencialismo possuem diferenças relevantes, estão inserida na prática de auxílio a indivíduos, contribuindo através de ações sociais, seja com dinheiro ou outros valores e tem por sentido “amor a humanidade.” Filantropia é uma ação continuada de doar dinheiro ou outros bens a favor de instituições ou pessoas que desenvolvem atividades de grande mérito social. A filantropia está mais relacionada com poder de dar algo, até mesmo tempo e atenção para outras pessoas ou por causas importantes com o objetivo apenas se sentir bem, podendo ser praticadas em igrejas, hospitais ou escolas. A prática filantrópica age principalmente em locais onde o Estado não alcança, julga-se possuir um caráter mais cientifico em seu modo de agir e não inspirados em motivos teológicos, mas exclusivamente humanos e sociais.

O assistencialismo (palavra latina que significa “estar junto” “pôr-se junto” vem da palavra assistência que significa ato ou efeito de assistir) é um tipo de ajuda ligada a ações de pessoas, organizações não governamentais ou entidades da sociedade civil, juntamente as camadas mais pobres da sociedade, com o objetivo de ajudar, oferecendo alimentos, medicamentos, entre outros gêneros de primeira necessidade, a prática assistencialista tem um sentido negativo, pois busca solucionar questões imediatas e não erradicar as causas dos males sociais.

O Serviço Social está intimamente ligado à filantropia e ao assistencialismo, pois sua prática profissional teve sua origem no contexto do desenvolvimento capitalista e do agravamento da questão social, com o desenvolvimento do modo de produção surgiu à necessidade de criar a meios, instituições e políticas publicam para atender as demandas geradas pela exploração capitalista e má distribuição da riqueza social.

Dentro da pesquisa nota-se que os profissionais do Serviço Social têm poucos recursos que lhe são oferecidos. Hoje, eles atuam em problemáticas relacionadas, a crianças moradoras de rua, em trabalho infantil, com dificuldades familiares ou escolares, em risco social, com deficiências, sem família, drogadictas internadas, doentes; adultos desempregados, drogadictas em conflito familiar ou conjugal, apenados, em conflito nas relações de trabalho, hospitalizados, doentes, organizados em grupos de interesses políticos em defesa de direitos, pessoas com deficiências; idosos asilados, isolados, organizados em centros de convivência, hospitalizados, doentes; minorias étnicas afetados pelas múltiplas expressões da questão social.

O Assistente Social trabalha com todos os níveis socioeconômicos, mas principalmente com os que vivem em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com