TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTS AND CRAFTS

Ensaios: ARTS AND CRAFTS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 2

ARTS AND CRAFTS (ARTES E OFÍCIOS)

- História do movimento:

Este movimento começou na Grã-Bretanh, mas foi seguida no resto da Europa e E.U.A.

De origem inglesa, o movimento Arts and Crafts teve início na segunda metade do século XIX com grande influência do escritor e filosofo John Ruskin e do designer e poeta William Morris.

O movimento foi inicialmente apoiado por figuras como o arquitecto A. W. Pugin e o crítico John Ruskin

William Morris, o principal líder do movimento tentou combinar as teses de Ruskin às de Marx

Na defesa de uma arte "feita pelo povo e para o povo" e que tentasse juntar os trabalhos do artista com os de um artesão, que mais tarde seria conhecido como designer.

Para Morris o mau gosto das "artes" produzidas pelas grandes maquinas e industrias da época e a desumanização nas condições de trabalho, ameaçavam o futuro artístico e artenasal

Eles tinham como ideal o pensamento de que a produção em massa e a busca pela quantidade por conta do capitalismo movido pela época, desvalorizava a identidade do objeto e deixava a desejar os principais pontos como a função e a forma.

O movimento que prezava pela qualidade dos artigos produzidos, mesmo que os materiais fossem de extrema simplicidade.

Simplicidade essa que era um dos preceitos do movimento, pois como tinha a intenção de fazer a arte se tornar acessível a todos não poderia ter como elementos básicos materiais muito elaborados.

representa mais uma tentativa de conjugar ensino de arte e nova forma de organização do trabalho

O ideal deste movimento era trazer de volta o estilo medieval, livrando-se assim da modernidade e mecanicidade que dominava a criação artística da época, para isso houve uma valorização do artesanato, da manufatura.

O movimento caracterizava-se por referências medievais e góticas.

- Conclusão:

O ArtsandCrafts foi sem dúvida um movimento importante para a arquitetura e o design, uma vez que se propôs a ir contra a produção em massa de móveis e artigos decorativos.

Por mais que não tenha conseguido conciliar a produção artesanal com a produção em massa e do pouco tempo de duração, esse movimento deixou seu legado e foi inspiração para que outros movimentos a fizessem, tornando-se assim um movimento de grande influência que ainda pode ser utilizado na decoração de ambientes contemporâneos, sem que estes percam suas características.

Apesar de pouco tempo de duração, este movimento deixou um grande legado que influenciou vários movimentos subseqüentesà ele como o art nouveau e a Bauhaus. Este, assim como o ArtsandCrafts, acreditava que o ensino e a produção do design deveria ser organizado em associações ou grupos de artesãos e artistas liderados por um mestre, que na Idade Média eram chamadas de guildas (Corporações de ofícios).

Sites :

http://www.multiarte.50megs.com/custom3.html

http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com