TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARtes E música

Casos: ARtes E música. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  2.217 Palavras (9 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 9

SEGUNDA ATIVIDADE

ANALISE DO VÍDEO DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana.

As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo (RCNEI, p.15). Na Educação Infantil, a criança busca diversas experiências em seu próprio corpo, movimentos e descobertas, o movimento permite a criança expressar sentimentos, emoções e pensamentos, possibilitando a ampliação no uso de gestos significativos e posturas corporais. Os objetivos gerais da Educação Infantil pra crianças de 4 a 5 anos, segundo os RCNEI são:

• ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;

• explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;

• controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações;

• utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos;

• apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e Cuidado com o próprio corpo.

Sendo assim, a dança é um elemento fundamental para proporcionar as crianças, diferente formas para vivenciar movimentos, expressividade e ritmo e utilizando uma abordagem psicomotora que irá permitir a criança a tomar consciência do seu corpo e das suas possibilidades de expressão por meio desse corpo, localizando- se no tempo e espaço.

Desenvolver a musicalidade e a expressão corporal na educação infantil é muito importante não só para trabalhar atividades que envolvam música e dança, mas também para o reconhecimento de seu corpo, de suas possibilidades e limitações espaciais, temporais e laterais.

É necessário salientar que as atividades que envolvem música e dança é sem dúvida um importante meio de inserção de cultura e prazer, julgando que as crianças sabem relacionar música e dança, pois é algo materno e com certeza elas irão perceber essa atividade como uma possibilidade de brincar e não há nada mais grandioso do que aprender brincando.

É difícil imaginar uma criança que ao ouvir determinada música não acabe dançando, isso vem desde muito cedo devido ela vivenciar diferentes situações nas quais os adultos mesmo sem perceber acabam passando essa idéia de que música foi feita para dançar e expressar diferentes emoções. Mas não é só esse o papel da música na educação, ela vai muito além de uma gostosa diversão. Nesse sentido, o trabalho com a música e com a dança pode favorecer o desenvolvimento corporal da criança tendo o objetivo de combinar movimento e ritmo adequado de acordo com a estrutura rítmica da música. Facilitar a socialização e contribuir para o relaxamento muscular e psicológico de cada aluno é um dos fatores que tornam essa prática muito importante.A música tem que ser entendida como uma linguagem e não como uma forma de estratégia para banalizá-la. Tem que mostrar um amplo universo de sons para o aluno. Isso vai ajudá-lo a ampliar seus sentidos, como a visão, o tato e, principalmente, a audição.

Através da dança a criança aprende as noções de espaço, seqüência, padronização e uma conscientização do próprio corpo. A dança é uma forma de expressão que ajuda seu filho a explorar os seus sentimentos, além de adquirir maior autoconfiança.

A dança é uma experiência comum que promove a tolerância e apreço pelos outros.

Dançar fomenta o interesse em outras culturas. Ao estudar formas de dança que se originam em outros países seu filho adquire compreensão histórica de outros povos.

Acreditando que a inserção de uma prática pedagógica na Educação Infantil, que visa o desenvolvimento de movimentos significativos, ao invés de uma mera execução de movimentos corporais podemos compreender a importância de se trabalhar as Atividades Rítmicas e expressivas, que nesse contexto se refere a dança, como forma de expressão e comunicação por meio de gestos na presença de ritmos, sons e da música.

A psicomotricidade relacional proporciona ao aluno a expressar suas emoções e comportamentos, previnem distúrbios às crianças nos primeiros anos da infância e é uma ponte direta com a Educação Física Escolar durante a pré-escola, pois é nesse momento que a criança começa a ter vínculos afetivos com os colegas, sendo assim, a dança é um instrumento que possibilita além da expressão de seus sentimentos também a estruturação das funções psicomotoras que a s crianças nesta faixa etária necessitam para sua formação.

TERCEIRA ATIVIDADE

RELEITURA DA OBRA “A DAMA COM ARMINHO”

LOS PALETEROS É SUCESSO ATÉ A DAMA DO ARMINHO JÁ SE RENDEU A ESTA DELICIA!!!!!!

Não há como negar: a marca Los Paleteros está conquistando a todos por onde passa. Em pouco tempo de mercado, já somos uma pequena multidão de paleteromaníacos, apaixonados pelos produtos

QUARTA ATIVIDADE

No museu (ou por meio da internet), diante das diferentes obras expostas, escolha uma delas para explorar mais. Além de observar seus detalhes e registrá-los, deverá pesquisar o nome da obra, o artista responsável por sua criação, ano de sua criação, além de contar suas impressões sobre ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com