TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CAUSAS DA FALTA DE MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: AS CAUSAS DA FALTA DE MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  5.231 Palavras (21 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UNC

CURSO UNIDADE UNIVERSITARIA DE CONCORDIA COORDENAÇAO DE POS GRADUAÇAO ¨LATU SENSU¨EM ENSINO E TREINAMENTO DOS ESPORTES COLETIVOS

MARCELINA INES VIVIAN HUBERT

AS CAUSAS DA FALTA DE MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO

FISICA

SÃO MIGUEL DO OESTE,

2013

MARCELINA INES VIVIAN HUBERT

AS CAUSAS DA FALTA DE MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO

FÍSICA

Artigo apresentado à ENSINARE CURSOS de Educação Física, como requisito parcial para obtenção do título de especialista no Curso “Ensino e treinamento dos Esportes coletivos”, sob orientação do Dr. Rogério da Cunha Voser.

SÃO MIGUEL DO OESTE,

2013

AS CAUSAS DA FALTA DE MOTIVAÇAO NAS AULAS DE EDUCAÇAO

FÍSICA.

MARCELINA INES VIVIAN HUBERT - autor

ROGÉRIO DA CUNHA VOSER - orientador

RESUMO

A Educação Física no âmbito escolar tem como propósito estimular o aluno a compreender seu próprio corpo e suas possibilidades físicas. Isso porque, através dessa disciplina, o aluno conhece e experimenta um número diversificado de atividades corporais que, direta e indiretamente, auxiliam no desenvolvimento pessoal e na melhoria da sua qualidade de vida. Entretanto, para isso ocorra, é necessário, num primeiro momento que os alunos gostem e sintam prazer em frequentar as aulas dessa disciplina. Observa-se que, nas aulas de educação física, muitos alunos abstêm-se participar das atividades propostas. Essa falta de motivação torna-se um dos problemas enfrentados pelos professores de Educação Física ao longo do ano letivo, tendo em vista não só a recusa em participar do que é proposto como também a qualidade do envolvimento e aproveitamento dos alunos Observando essa falta de motivação o presente artigo tem como objetivo principal investigar os fatores que estão levando esses alunos a não participarem das aulas práticas. Em síntese, busca-se possibilitar aos professores a percepção de forma clara e abrangente, acerca do que está acontecendo, para dessa forma planejar e ministrar suas aulas de forma diferente. Para realizar o presente estudo primou-se pela revisão da literatura que discute a linha de pesquisa adotada no trabalho, a citar, as causas da falta de motivação nas aulas de educação física. Tal revisão desencadeou-se através de estudos, publicados no período de 1991 a 2012 e realizados em artigos e revistas científicas, dissertações, teses, projetos, bem como sites de pesquisa.

.

Palavras Chave: Falta de motivação. Educação física. Escola.

INTRODUÇÃO

A educação física faz parte do nosso currículo escolar certamente por se tratar de uma disciplina importante para o aluno. O fato é que muitos alunos não estão participando das aulas práticas e isso é preocupante, pois os meios de comunicação bem como a sociedade em geral está cada vez mais ciente da importância da atividade física na vida do indivíduo. Nesse cenário, a escola tenta passar maiores informações nas aulas por meio de palestras e outros recursos, porém, percebe-se que o descrédito dos alunos perante essa disciplina só aumenta.

Sabe-se que, é na escola que o aluno aprende vários conceitos e valores importantes para toda sua vida. Para tanto, o papel dos profissionais dessa torna-se de extrema relevância, uma vez que é seu papel revelar aos alunos a importância da Educação Física para suas vidas.

Neste contexto, esse estudo apresenta como meta principal investigar os motivos que levam os alunos a não frequentarem as aulas práticas. Por sua vez, são apresentados subsídios que mostram a possibilidade dos professores planejarem e administrarem suas aulas de forma a evitar esse problema, revelando a educação física como uma disciplina prazerosa e importante para a vida do educando.

Ao desenvolver essa investigação de revisão de literatura (LAKATOS; MARCONI, 2001), realizou-se, num primeiro momento, estudos teóricos acerca do referido tema. Tais análises serviram como embasamento para a etapa seguinte responsável por apresentar propostas, metas e desafios direcionados ao profissional de educação Física para um melhor exercício de sua profissão em ambiente escolar.

A EDUCAÇÃO EM FOCO: TEORIAS E APONTAMENTOS

Conforme assinalado na introdução do presente estudo, a importância da educação física no contexto escolar tem se revelado motivo de debates e inquietação entre os profissionais da educação. Os motivos que levam a esta desmotivação são diversos e tem sido alvo de pesquisas e debates teóricos principalmente na última década.

Paiano (1998), apud Martinelli ET AL (2006) apontam, como razão para essa desmotivação, o conflito de interesses gerado pela ênfase da competição que ocorre quando o professor assume a postura de técnico ou treinador, exigindo de seus alunos uma postura de atleta e cobrando altos rendimentos. Muitas vezes atitudes como essas são inadequadas e não correspondem ao desenvolvimento motor do aluno. Consequentemente, a Educação Física escolar perde a essência de seu papel, ao invés de atividade prazerosa de lazer e socialização passa a ser algo maçante e desmotivante, fazendo com que os alunos percam a vontade de participar das aulas.

Martinelli et al (2006) vai além ao declarar os principais motivos que levam as alunas a deixar de participar das aulas de Educação Física, a citar: as modalidades esportivas em forma de jogo, a falta de exercícios de fundamentos dessas modalidades e a falta de outras opções de atividades. Outro fator importante encontrado pelos autores é a falta de significação e de atribuição de importância atribuída para a Educação Física. Os autores prosseguem relatando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com