TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIVERSIDADES E SOCIEDADE

Trabalho Escolar: AS DIVERSIDADES E SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 6

Sistema de Ensino Presencial Conectado

PEDAGOGIA

MáRcia suely de souza silveira

As diversidades e a Sociedade

Curvelo

2013

MARcia suely de souza silveira

As diversidades e a Sociedade

Trabalho de Pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Sociedade e diversidade no contexto educacional, Processo educativo no contexto histórico-filosófico; Comunicação e linguagem, Seminário I

Orientador: Prof. Okçana Battini;

Prof. Fábio Luiz da Silva;

Prof. Bernadete;

Prof. Márcia Bastos;

Prof. Lilian Salete A. M. Lima.

Curvelo

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

.....................................................................................................................................5

.....................................................................................................................................6

......................................................................................................................................7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

REFERÊNCIAS 9

INTRODUÇÃO

As diversidades encontram-se muito presente na nossa sociedade. E o que são as diversidades “o próprio reflexo da necessidade abrangente da múltipla diversidade de vidas na Natureza, a fim de que essa possa como um todo renovar-se e sobreviver”. Pois cada pessoa tem suas características próprias, e procura agrupar-se com aqueles que melhor se identificam. O Brasil se tornou uma síntese intercultural, devido a influência da colonização, dos vários grupos de imigrantes que recebeu, além das diferenças culturais entre as regiões sul, sudeste, norte, nordeste e centro-oeste, devido ao tamanho do território nacional. Cada grupo cultural identifica-se pela língua, religião, dança, culinária, a arte, a moral, a lei, costumes e hábitos.

Temos os movimentos étnicos como os indígenas, afro-brasileiros; de gênero como os homossexuais e o movimento das mulheres; os de gerações com os meninos de rua e a terceira idade, e das diferenças físicas com os cegos e principalmente os surdos por serem usuários de outra Língua ou necessitarem de uma comunicação diferenciada.

Mediante a globalização precisamos zelar pela INTERCULTURA que é integrar diferentes culturas, respeitando o direito à igualdade de dignidade e de oportunidades de todas, sem anular nenhuma delas.

Segundo Sassaki (1997) a sociedade deve garantir espaços a todas as pessoas e fortalecer as atitudes de aceitação das diferenças individuais e de valorização da diversidade humana priorizando sempre a importância do pertencer, da convivência, da cooperação. Todas as pessoas poderão contribuir para que as condições de vida sejam comunitárias, mais justas, saudáveis e satisfatórias.

Sendo assim a Escola encontra-se muito presente na mudança da sociedade exclusivista pela inclusiva.

DESENVOLVIMENTO

A “Inclusão das Diversidades: O despertar de Uma Nova Sociedade”, tem como finalidade evidenciar a inclusão como prioridade as diversidades, enfatizando o processo histórico da Inclusão, destacando a sua conceituação e as tentativas governamentais e não-governamentais para incluírem as pessoas na sociedade.

Por ser um tema envolvente, sobretudo nessa primeira década em que os governos se posicionam a favor da inclusão das diversidades, vítimas, até pouco tempo do preconceito das outras pessoas, percebe-se claramente a necessidade de aprofundar e evidenciar a trajetória desse processo.

O “Histórico da Educação Inclusiva” traça trajetória de inclusão desde os primórdios, abordando o processo de inclusão social como proposta de atender às necessidades das pessoas, abrindo novas perspectivas de vida. O propósito é reavaliar todo o contexto social.

As explicações sobre a diversidade humana sempre ressaltaram com mais ênfase os aspectos negativos dos “outros”, tendo como parâmetro as características positivas, físicas, sociais, linguísticas, religiosas, culturais, dos povos sob cujo ponto de vista se pensava a diferença. Chega-se até a negar a qualidade de “humano” aos demais povos. Esse preconceito vêm à vários anos alguns exemplos: entre os povos indígenas brasileiros, a autodesignação, a rigor, enfatiza as qualidades de “seres humanos”. Essas mudanças às diversidades e comportamental da sociedade são conhecidas como Diversidades Históricas, isto é fazem parte da nossa história.

Para que essa realidade seja transformada, coloca-se a escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com