TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FONTES DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE

Por:   •  17/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS – UNILAVRAS[pic 1]

ATIVIDADE SEMANA 1 – FONTES DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE

Atividade de pesquisa:

Após pesquisa, discorra sobre as fontes de energia no Brasil e no Mundo e apresente quais fontes de energia podem estar de acordo com o propósito de sustentabilidade no Brasil.

Sugestões de pesquisa:

- Resenha energética Brasileira- edição 2020 e

https://beduka.com/blog/materias/geografia/fontes-de-energia-do-brasil/

Fontes de energia:

Brasil - Petróleo, Hídrica, Biomassa, Gás natural, Nuclear, Solar, Eólica, Marinha.

Mundo – Além de todas as fontes citadas para o Brasil podemos acrescentar a geotérmica, pois no Brasil não há nenhum ponto onde o calor vindo do interior da terra consiga ser aproveitado, mas em vários lugares do mundo esse tipo de geração de energia é ultilizado, os maiores produtores de energia geotermica são Estados Unidos, Filipinas e Indonesia.

Sustentabilidade no Brasil:

Pruduzir energia de forma sustentável significa usar recursos que não se esgotam e que não tenham impacto ambiental ou que os impactos sejam mínimos e possam ser recompensados de outras maneiras.

O Brasil é rico em fontes de energia sustentáveis, é preciso olhar mais para essas fontes que não tem impactos ambientais. Como no Brasil a geração hídrica é responsável por 60% da produção de energia e o impacto ambiental de uma usina hidroelétrica é maior somente quando ela é contruída, podemos focar apenas nos 40% que faltam para buscar energia sustentável, já que a manutenção de uma hidroelétrica não é tão prejudicial ao meio ambiente.

Energia Solar: Em um pais tropical como o Brasil o sol é abundante em quase todo o ano, essa fonte de energia seria ideal, ela tem crescido muito e cada vez mais vemos residências com placas solares que geram energia resultando em descontos na conta de luz.

Energia Eólica: Uma fonte de energia mais difundida na região norte em que os ventos são mais intensos e constantes, é uma energia limpa e que não prejudica o meio ambiente.

Energia Marinha: É a energia gerada a partir dos movimentos do mar (correntes marítimas, marés, ondas), ainda pouco difundida, mas com grande potencial, além de não ser prejudicial ao meio ambiente.

Fontes:

https://www.ecycle.com.br/energia-geotermica/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_marinha

https://www.todamateria.com.br/sustentabilidade/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (717.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com