TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Ambiental E Fontes De Energia

Trabalho Escolar: Auditoria Ambiental E Fontes De Energia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  3.020 Palavras (13 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 13

GESTÃO AMBIENTAL AUDITORIA AMBIENTAL RECURSOS NATURAIS E FONTES DE ENERGIA

Obadias Sousa Santos – UNOPAR/EAD

RESUMO: A ameaça à sobrevivência humana em face da degradação dos recursos naturais, a extinção das espécies da fauna e flora, o aquecimento da temperatura devido à emissão de gases poluentes fizeram a questão ambiental ocupar um lugar de destaque nos debates internacionais. O meio ambiente da empresa é constituído por diversas formas de relacionamento, considerando as disciplinas gerenciais, as técnicas e o processo de produção junto às instalações e ao meio interno e externo, incluindo-se também a relação entre mercado, cliente, fornecedores, comunidade e consumidor. Neste sentido, o gerenciamento ambiental não pode separar e nem ignorar o conceito de ambiente empresarial em seus objetivos, pois o desenvolvimento deste conceito possibilita melhores resultados nas relações internas e externas, com melhorias na produtividade, na qualidade e nos negócios.

Palavras-Chaves: Gestão Ambiental, Auditoria Ambiental Recursos Naturais e Fontes de Energia.

1. INTRODUÇÃO

A busca pelo desenvolvimento sustentável, fruto do despertar da consciência ecológica em todo o mundo vem fazendo com que as empresas e organizações se posicionem casa vez mais receptiva no que diz respeito as questões ambientais.

O ambiente externo aponta para o aumento da consciência ecológica dos consumidores que exigem organizações como instituições criadas para desempenhar determinadas funções junto à sociedade. Para esse grupo de consumidores a legitimidade organizacional depende do cumprimento correto de suas atividades.

Dentro desse contexto, a preservação do meio ambiente vem ganhando um espaço crescente. O desenvolvimento da consciência ecológica em diferentes camadas e setores da sociedade acaba por envolver também o setor empresarial que vislumbra, no aumento dessa consciência, uma oportunidade de consolidar suas marcas, aumentar a legitimidade organizacional e outras vantagens, por meio da Gestão Ambiental.

A discussão gerada neste trabalho de pesquisa parte de fontes bibliográficas, acerca da importância da Gestão Ambiental para o posicionamento estratégico da organização frente às forças do mercado, dos consumidores e dos órgãos institucionais competentes de regulamentação e normalização.

A mensuração de idéias de que empresas sócio-ambientalmente sustentáveis e corretas estão melhores direcionadas quanto a estratégias competitivas e custos operacionais é o seu ideal ponto de partida, fazendo-se uma correlação intrínseca com organizações ainda no início do processo proposto ou em fase de análise e estudo de implementação.

2. ISO – International Organizational for Standardization

ISO é a organização internacional para a normalização, fundada em 1947 e localizada em Genebra, na Suíça. A sigla ISO remete a palavra grega ISSO, que significa igualdade, trata de uma organização não governamental (ONG) que tem como missão promover o desenvolvimento da cooperação nas esferas intelectual, científica, tecnológica e das atividades econômicas. Os trabalhos da ISO resultam em acordos que são publicados como normas internacionais.

Com aumento dos padrões ambientais em todo o mundo a ISO detectou necessidade de elaborar padrões de qualidade ambientais empresariais, criando em 1991 o Grupo Aconselhador Estratégico no Ambiente, aparece então a nova série de ISO 14000 projetada para ações ambientais.

2.1 ISO 14000

A série ISO 14000 foi criada pelo Comitê Técnico 207 (TC 207), envolvendo um conjunto amplo de cinco Normas, que envolvem não somente a Gestão Ambiental, mas também outros aspectos relacionados ao meio ambiente e aos produtos manufaturados. Gavronski (2003) diz que apenas a NBR ISO 14001 (Sistemas de Gestão Ambiental - Especificação e diretrizes para uso), é passível de certificação. É importante citar que nem todas as normas da série foram publicadas pela ABNT no Brasil.

Segundo definição do site Ambiente Brasil (2007),

A ISO 14000 é um conjunto ou série de normas da ISO, de caráter voluntário, que visa a sistematizar os princípios de gestão ambiental nas empresas. Baseada numa precursora inglesa, a British Standard - BS-7750 - teve, em relação a esta, sua abrangência expandida e sua especificidade minimizada, de forma a ser aceita em todo o mundo.

A ISO 14.000 tem como objetivo fornecer assistência para as organizações na implantação ou no aprimoramento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). A Norma oferece diretrizes para o desenvolvimento e implementação de princípios e Sistemas de Gestão Ambiental, bem como sua coordenação com outros sistemas gerenciais. Tais diretrizes são compatíveis com quaisquer “organizações” (NBR ISO 14000:2004, p. 3). A ISO 14000 é consistente com a meta de “Desenvolvimento Sustentável” (WCED, 1987).

3. O DESPERTAR EMPRESARIAL

Na década de 1960, com a publicação do livro Primavera silenciosa em 1962 e com a fundação do Clube de Roma em 1968, os movimentos sociais pela preservação do meio ambiente ganharam força, causando grande impacto sobre a opinião pública. Esses movimentos vêem, deste então, divulgando a importância de um comportamento ambientalmente correto, influenciando a preferência dos consumidores, impulsionando com isso, uma nova ordem no setor produtivo.

A temática ambiental passa, então, a ser fortemente debatido sob a análise de muitas áreas do conhecimento, como Biologia, Química, Geografia, Economia, Engenharia. Mas, segundo Moura (2000), foi em idos de 1990 que essa discussão ganhou força com a Gestão Ambiental.

Antonius (1999) revela que, de modo geral, o gerenciamento ambiental pode ser conceituado como a integração de sistemas e programas organizacionais que permitam:

• o controle e a redução dos impactos no meio ambiente, devido às operações ou produtos;

• o cumprimento de leis e normas ambientais;

• o desenvolvimento e uso de tecnologias apropriadas para minimizar ou eliminar resíduos industriais;

• o monitoramento e avaliação dos processos e parâmetros ambientais;

• a eliminação ou redução dos riscos ao meio ambiente e ao homem;

• a utilização de tecnologias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com