TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FUNÇÕES BÁSICAS DA ADMINISTRAÇÃO NAS TEORIAS CIBERNÉTICA, MATEMÁTICA E GERAL DE SISTEMAS

Pesquisas Acadêmicas: AS FUNÇÕES BÁSICAS DA ADMINISTRAÇÃO NAS TEORIAS CIBERNÉTICA, MATEMÁTICA E GERAL DE SISTEMAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  3.782 Palavras (16 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 16

1) INTRODUÇÃO

Desde os primórdios até os nossos dias atuais a atividade humana se tornou mais complexa e dinâmica, sofrendo mutação constante de acordo com novas interações sociais, econômicas e culturais. Nesse sentido a área administrativa não foi diferente.

As diversas escolas, teorias e modelos de gestão possuem dois elementos constantemente presentes nos graus de transformações envolvidas: a contextualização e a necessidade de mudança. (FERREIRA, REIS e PEREIRA, 1997).

[...] Seja utilizando elementos tecnológicos para revolucionar a sociedade da época, seja respondendo às transformações impostas por essa época, seja respondendo às transformações impostas por essa sociedade, a comunidade empresarial é foco e alvo de mudanças. (FERREIRA, REIS e PEREIRA, 1997, p 239)

Nesse sentido é importante saber como o fator humano pode conceber e operar recursos, pois os líderes e gestores precisam ter consciência de que “...técnicas e modelos não ficam ultrapassados enquanto não desaparecerem as necessidades para as quais eles foram criados.” (FERREIRA, REIS e PEREIRA, 1997, p 243)

As formas de agir possuem vantagens e desvantagens que mudam com o tempo, por isso é importante conhecer as funções básicas da administração nas diversas teorias e modelos existentes, para vislumbrar as diferenças e constatar quais medidas são mais eficazes no momento dos ajustes necessários.

Portanto o motivo desta pesquisa é verificar as funções básicas da administração nas teorias Cibernética, Matemática e Geral de Sistemas, investigando suas evoluções, semelhanças e diferenças.

A importância de se discutir o tema é que a velocidade atual da mudança é extremamente rápida e que a organização deve analisar todos os seus recursos para se manter funcionando e cumprir sua missão:

Empresas assim ultrapassam a percepção de que a mudança é uma constante. Elas têm consciência de que o sucesso é transitório, deve ser permanentemente conquistado e bem administrado, evitando que se desenvolva na organização o espírito de acomodação, cuja ausência foi justamente o que permitiu à empresa ser bem-sucedida. (FERREIRA, REIS e PEREIRA, 1997, p 242)

A lógica sistêmica surgiu em oposição à abordagem clássica na administração, pois segundo Chiavenato (2003), ela procura entender as inter-relações entre as diversas variáveis a partir de uma visão de um campo dinâmico de forças que atuam entre si. O autor complementa que os sistemas são entidades globais e funcionais em busca de objetivos.

Com isso os conceitos de expansionismo, do pensamento sintético e da teleologia (relação de causa e efeito não é determinística e sim probabilística) dão origem a Teoria Geral de Sistemas - TGS, que permitiu o surgimento da Cibernética (uma ciência relativamente jovem que foi assimilada pela Informática e Tecnologia da Informação) e a Teoria da Matemática da Administração.

1.1) CIBERNÉTICA

Chiavenato (2003) explica que a Cibernética surgiu como uma ciência interdisciplinar que relaciona todas as ciências, para preencher os vazios não pesquisados por nenhuma delas e que permitisse que cada ciência utilizasse os conhecimentos desenvolvidos pelas outras, sendo que seu foco está na sinergia.

A Cibernética possibilitou a ampliação do campo de ação da Teoria Geral de Sistemas, sendo que para Bertalanffy (1975, p 41), “a Cibernética é uma teoria dos sistemas de controle baseada na comunicação (transferência de informação) entre o sistema e o meio e dentro do sistema e do controle (retroação) da função dos sistemas com o meio ambiente.

A importância da Cibernética se deve ao fato da velocidade atual da mudança ser extremamente rápida e que a organização deve analisar todos os seus recursos para se manter funcionando e cumprir sua missão.

A tecnologia influencia nas estruturas organizacionais e o desempenho da organização está relacionado com o grau de ajustamento existente entre a tecnologia e a estrutura. [...] A adequação da estrutura com o tipo de tecnologia que a organização usa é a chave para um bom desempenho organizacional. (SOBRAL e PECI, 2008, p 192).

Após a II Revolução Industrial, que foi causada pela Cibernética e pela Informática (no mundo dos negócios a tecnologia é conhecida como informática e aparece sob a forma de centros de processamento de dados ou de redes descentralizadas e integradas de computadores – a informática é uma parte da Cibernética), as conseqüências que surgiram nas empresas foram: automação, a Teoria da Informação, os sistemas de informação, a integração do negócio e o e-business. (CHIAVENATO, 2003)

A organização precisa agora lidar com a mudança da dimensão espacial fornecida pela Tecnologia da Informação, sendo que a compressão de tempo permitiu a instantaneidade (o Just-in-Time surgiu da convergência de tempos reduzidos no processo produtivo) e a conectividade, que gerou contato entre as pessoas sem necessidade de deslocamento físico ou viagens para reuniões ou contatos pessoais. (CHIAVENATO, 2003).

1.2) TEORIA DA MATEMÁTICA

As organizações receberam sob a forma de modelos matemáticos para solucionar soluções empresais uma das maiores contribuições da Matemática, facilitando as decisões administrativas que nesse caso são tomadas com base em soluções contidas em equações matemáticas que simulam situações reais que obedecem a certas leis ou regularidades. (CHIAVENATO, 2003)

Esta teoria surgiu em decorrência da utilização da Pesquisa Operacional durante a II Guerra Mundial, com a pretensão de criar uma ciência da administração em bases lógicas e matemáticas. Chiavenato complementa: “Acabou produzindo a chamada Administração de Operações focada na administração de manufatura e de serviços.” (2003, p 442)

O modelo é a representação da realidade que simula as situações futuras e as avalia de acordo com a probabilidade de ocorrência, sendo que delimita sua área de ação, proporcionando o alcance de uma situação futura com razoável porcentagem de acerto, sendo primordial no processo de decisão desta corrente de pensamento. (CHIAVENATO, 2003)

Foi verificada que a aplicação da Teoria Matemática se deve mais aos níveis organizacionais próximos da execução e operação das tarefas, se utilizando intensamente da tecnologia (Informática) e da matemática.

Sua abordagem é fundamentada na necessidade de se medir e avaliar quantitativa e objetivamente as ações organizacionais. Chiavenato relata: “O Balanced Score (BSC) é um exemplo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com