TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS HABILIDADES DE UM GESTOR

Casos: AS HABILIDADES DE UM GESTOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 5

1 Introdução

Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil, onde cada gestor enfrenta determinada situação de forma diferenciada. Uma troca de experiências, às vezes, é muito valida em determinada situação. Conversar com outros lideres, ouvindo e conhecendo casos que ocorreram em outras empresas e enxergar diferentes pontos de vista, podem ajudar na hora de tomar uma decisão assertiva na organização onde você trabalha.

Para comandar uma empresa é necessário possuir certas competências (conhecimento + habilidade + atitudes) para lidar com os diversos desafios que surgem dia a dia, e um exemplo disso é conseguir manter sua equipe sempre motivada, ou até mesmo traçar metas de crescimento bem competitivas. Algumas competências são essenciais para um bom gestor conduzir cargos estratégicos de grandes companhias e querer fazer delas as melhores dentro do seu ramo de atividade.

2 Competências

Na administração, considera-se que competências são o uso conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes (C.H.A.), e que a sua manifestação produzem uma efeito diferenciado.

3 Conhecimentos

Existem dois tipos de conhecimento que podem ser aplicados dentro da empresa pelo ser humano: o explícito e o tácito. Vejamos a seguir a definição para esses dois tipos de conhecimento

3.1 Conhecimento explícito

O conhecimento explícito é mais fácil de ser explicado em palavras, registrado e documentado. Adquire-se, por exemplo, por meio da leitura em manuais, livros e artigos. Quando se fala como funciona um sistema ou de etapas de um processo de produção, trata-se do conhecimento explícito.

3.2 Conhecimento tácito

O conhecimento tácito é mais difícil de ser exposto em palavras. Só pode ser adquirido com a prática, com experiência. Esse tipo de conhecimento só consegue ser mostrado ao praticar. Exemplos disso é um gestor chefiando sua equipe, ou um médico realizando um diagnóstico, e até mesmo um vendedor fechando uma venda difícil. É muito difícil de explicar e só pode se aprender com a experiência, vivenciando o fato.

4 Habilidades

Pode se considerar que habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ações, buscando o atingimento de metas, o sucesso do grupo. Existem vários tipos de habilidades importantes que o gestor deve possui para o bom desempenho de seu trabalho. Na realidade são necessárias que o líder tenha várias habilidades em conjunto, porém a seguir veremos algumas delas, as consideradas mais importantes.

4. 1 Adaptação

Não importa onde o bom líder esteja ele sempre vai saber se adaptar com as regras de qualquer empresa. Não importa a quem terá que se reportar, se a algum conselheiro de administração, um gerente ou até mesmo ao fundador de uma empresa tradicional, ele sempre sabe o que deve ser feito. A maneira de como é conduzida as empresas são muito diferentes, depende muita de cada organização, mas para um bom gestor se adapta a essas várias formas de reportar os resultados, já que o mais importante é atingir metas, e alcançar resultados.

4. 2 Resiliência

O bom gestor sabe que a pressão faz parte do jogo, e sabe que assumiu o cargo na condição de jogar e fazer com que a equipe vença. Para ele, pressão não significa estresse, falta de respeito com o seu trabalho ou excesso de carga, mas sim enxerga que aquilo é um desafio em comandar uma equipe e fazer com que ela atinja suas metas.

4. 3 Interatividade

Um líder precisa se cercar de pessoas de confiança e competentes naquilo que fazem, porém o diferencial é saber manter essas pessoas ao seu lado e fazer com que elas se inspirem na liderança que tem. O contrário a isso pode ser desastroso. As vezes você pode ter pessoas incríveis na sua equipe, mas se o gestor não souber conduzi-las, não terá como extrair o melhor de cada uma delas.

O bom líder não cobra apenas resultados, ele trabalha junto para alcançar os objetivos com sua equipe. E por esse motivo comemora cada pequeno avanço com todos eles. Essa proximidade com a equipe faz com que o líder também tenha uma visão melhorada de quem trabalha com ele, pois existem ótimos profissionais que não sabem fazer marketing de si próprio. Somente uma avaliação mais minuciosa, mais detalhada, o gestor saberá descobrir e enxergar o talento que cada colaborador tem.

4. 4 Polivalência

Da mesma forma que o bom gestor se adapta com facilidade em vários tipos de empresas, ele também consegue ter uma boa desenvoltura em vários departamentos. Os melhores lideres são aqueles que já passaram por diversas áreas, tão distintas umas das outras, tipo logística e marketing, e souberam extrair o melhor de cada experiência vivida. Um líder que já tenha passado por várias áreas e departamentos consegue ter uma visão melhor e global de onde quer chegar e como fará isso da melhor maneira possível.

4. 5 Ponderação

O gestor às vezes toma decisões que podem mudar o rumo da empresa e/ou algumas vezes até o destino de pessoas: demitir funcionários, reduzir custos, inovar serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com