TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS RELAÇÕES DE PODER E TROCA DE CONHECIMENTO

Por:   •  25/5/2018  •  Ensaio  •  7.025 Palavras (29 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 29

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

3º CONGRESSO UNIVERSITÁRIO

DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

AS RELAÇÕES DE PODER E TROCA DE CONHECIMENTO

CURSO MODULAR DE CAPACITAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Pré-tese do Câmpus Universitário de Pontes e Lacerda e apresentada à Comunidade Acadêmica para apreciação, discussão, validação e posterior encaminhamento às demais etapas do 3º. Congresso.

Pontes e Lacerda, 2017

TERMO DE APROVAÇÃO

Os membros aqui relacionados são autores dessa pré-tese e têm ciência de seu conteúdo e autorizam seu encaminhamento e publicação conforme previsto no Regimento do 3º Congresso Universitário da UNEMAT.

_____________________________________________

_____________________________________________

_____________________________________________

NOME(POR EXTENSO)/DISCENTE

_____________________________________________

_____________________________________________

_____________________________________________

NOME(POR EXTENSO)/DOCENTE

_____________________________________________

_____________________________________________

_____________________________________________

NOME(POR EXTENSO)/PTES – PROFISSIONAIS TÉCNICOS

[pic 1]

C. EIXOS TEMÁTICOS QUE FAZEM PARTE DESSA PRÉ-TESE

 (X) Eixo 1 – Graduação

 (X) Eixo 2 – Pós-graduação

 (X) Eixo 4 – Extensão e Cultura

 (X) Eixo 7 – Política de Financiamento

RESUMO

Esta proposta visa atender os anseios da comunidade acadêmica como um todo, que sofre com a falta de formação didática e nivelamento do corpo docente dentro da universidade, principalmente em cursos de bacharelado, mas não descartando a hipótese nos cursos de licenciatura. Porque, ensinar pode ser mais do que um mero dom ou vocação, pode ser uma arte performática, onde quase tudo pode se criar, se reinventar, se experimentar.

Palavras-chave: capacitação, didática no ensino superior, relação professor-aluno.

Introdução 

        O escopo geral desta pré-tese é promover discussões e reflexões relacionadas à função docente no contexto da universidade, visando desenvolver um curso de capacitação denominado Didática no Ensino Superior para melhorar a formação dos profissionais.

A ideia, a princípio é ensinar o professor a como criar bases didático-pedagógicas em suas disciplinas e como também, interdisciplinarizar seus conteúdos com outros ramos do conhecimento. Além de incentiva-lo a planejar, intervir e avaliar o processo ensino-aprendizagem dos discentes.

Necessariamente, acreditamos que a chave da ignição que faz ligar, ativar ou despertar o aluno para o saber, primeiramente, é o professor. Por isso, desejamos propor essa nova maneira de expansão cognitiva e crescimento intelectual para ambos os lados, procurando o equilíbrio certo para uma relação saudável entre professor-aluno-conhecimento.

É indiscutível que a Universidade do Estado de Mato Grosso possua ótimos professores tanto na área de bacharelado, quanto na de licenciatura plena ou curta. Mas, talvez este profissional tenha sido formado para trabalhar em uma empresa, não para dar aula. E mesmo os que são formados para dar aulas, muitas vezes, carecem de métodos ou instrumentos adequados ao seu ensino. E sabemos que ensinar não é um processo simples, aonde se chega em uma sala de aula e se despeja tudo o que sabe. É preciso estar em constante aprendizado que possa auxilia-lo fazer a cognição, a mediação entre a pragmática e a prática, o léxico e a técnica, o discurso e a escrita, etc.  

Objetivos

        Primeiramente, pretendem-se analisar o papel do professor em sala de aula, aliados aos seus métodos pedagógicos. Bem como, repensar a conduta sócio-educativa no ambiente universitário. E principalmente, fazer com que o professor entenda o que é didática, para quê ele se beneficia dela quando colocada em prática.

        Conseguinte, repensar ou promover a reflexão do docente no que tange as referências ou o arcabouço teórico no fazer didático-pedagógico. Bem como, estabelecer princípios norteadores mais humanizadores e próximos da realidade discente.

        Desenvolver um senso crítico pedagógico e reflexivo quanto o fazer pedagógico, apontando quais tipos de ações são viáveis de se aplicar em sala de aula.

        Não obstante, sugerimos que o docente neste curso aprenda nos módulos a criar material didático para suas aulas, a fazer um plano de ensino que possibilite a inclusão digital do aluno em sala de aula, propor métodos de socialização para intercalar o ensino da disciplina para que não seja somente a expositiva.

        Por fim, conduzir o professor à seara da interdisciplinaridade, fazendo com que o mesmo possa ultrapassar as barreiras do processo ensino-aprendizagem e se aventurar pelo desconhecido, de modo a compartilhar o mesmo senso de bravura e ousadia para com seus alunos e que os mesmos se possibilitem teletransportar para este mundo onde acontece a troca empírica do saber e do pensamento.

        

Metodologia de construção da pré-tese 

        A presente pré-tese nasceu a partir dos desejos acadêmicos de propor uma revolução nos métodos atuais de ensinar. Foi pensada em diversos encontros com os GTs de criação (Graduação e Política Estudantil), principalmente, num grupo seleto de alunos que se sentiram cansados de ver, a cada ano professores cometendo os mesmos erros e impondo as mesmas atitudes didáticas, sem oportunizar o diálogo sócio-cognitivo entre professor e aluno.

Justificativa 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48 Kb)   pdf (683.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com