TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TEORIAS ÉTICAS E OS TRÊS DILEMAS ÉTICOS

Monografias: AS TEORIAS ÉTICAS E OS TRÊS DILEMAS ÉTICOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  6.450 Visualizações

Página 1 de 3

1. Faça um resumo com suas palavras do que você entende por Teorias Éticas e a importância das mesmas no contexto da Ética Empresarial.

A ética teoriza sobre as condutas morais, sendo classificada em dois modos diferentes de tomar decisões, cada qual derivando de uma matriz ética distinta. São elas; ética da convicção e ética da responsabilidade.

Em relação à ética da convicção, a mesma descarta meios tons e não tolera incertezas. Essa ética tem como alicerce valores e normas previamente estabelecidas, analisando muito bem uma determinada situação para que somente assim, seja tomada uma decisão. Decisão essa que, jamais deverá fugir dos preceitos seguidos.

Essa ética, ainda desdobra-se em duas vertentes: a de princípio, de respeito rigoroso às normas morais e legais, sem tanto se preocupar com consequências, seguindo o preceito: “respeite as normas, haja o que houver”; e a de esperança, na qual os ideais religiosos são predominantes, com o lema “o sonho acima de tudo”.

Já a ética da responsabilidade, expressa que somos responsáveis por aquilo que fazemos, ou seja, não segue princípios já estabelecidos, não tendo como resultado de uma tomada de decisão, um resultado dedutivo, mas sim indutivo. A referida ética avaliam-se os efeitos previsíveis que uma ação produzirá. Procura sempre obter resultados positivos, abrangendo a coletividade. Preconiza os termos: “dos males, o menos” ou visa “fazer mais bem ao maior número possível de pessoas”.

Ambas as éticas, são de extrema importância na ética empresarial, uma vez que, nos moldam de acordo com os preceitos que julgamos adequadas com nossos princípios.

2. Faça um resumo com suas palavras do que você entende por Dilemas Éticos e a importância dos mesmos no contexto da Ética Empresarial.

Os dilemas éticos são: o dilema dos valores, o dilema dos destinatários e o dilema dos meios.

O dilema dos valores caracteriza-se pelos critérios segundo os quais valorizamos ou desvalorizamos as coisas e, pelas razões que justificam ou motivam as nossas ações, tornando-as preferíveis a outras. É abrangente, pois o encontramos em diversas situações do nosso cotidiano. Como por exemplo, quando temos que tomar uma decisão, pensamos o que realmente devemos fazer: agir de acordo com o que realmente é o certo ou com o que nos convém?

Em relação ao dilema dos destinatários refere-se a implicações que decisões ou ações acarretam. Pois, toda ação ou decisão pode beneficiar ou prejudicar a coletividade, cuja abrangência recobre um vasto leque. Essas decisões ou ações, ainda que consideradas morais e legítimas por alguns, não o são necessariamente por outros, pois ferem interesses alheios.

Finalizando com o dilema dos meios, podemos ressaltar que para que o mesmo cumpra prescrições ou para que possa levar adiante propósitos, é preciso lançar mão dos meios. Segue critérios segundo os quais valorizamos ou desvalorizamos as coisas. Razões que justificam ou motivam as nossas ações, tornando-as preferíveis a outras. Não se resume a meios ‘lícitos’ ou ‘ilícitos’, mas também à validação moral, de caráter simbólico, que o uso desses meios supõe. Nenhuma ética no mundo pode dizer-nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com