TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Artigo: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  2.096 Palavras (9 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

A contablidade tem evoluido ao longo dos anos os primeiros sinais de registros contábeis encontrados, foi demonstrado a necessidade do controle de bens e produções. Com o surgimento de novas e melhores formas de controlar o patrimônio atraves de um sistema de informações que possibilitam a tomada de decisões mais racionais no intuito de garantir a continuidade e o sucesso das empresas.

Sendo a contabilidade tão necessária para a empresa, pois a mesma fornece informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora das empresas, tornando mais fácil a interpretação do patrimônio da empresa.

Este trabalho será aflorado os conceitos da contabilidade, a importância do Direito, Administração e Matemática na formação das informações fornecidas aos usuarios.

2 DESENVOLVIMENTO

A contabilidade veio a tona pela nescessidade do homem em mensura seu patrimonio, suprindo as limitações da memória humana mediante a um processo de classificação e registro. Ao longo do tempo a contabilidade transforma-se numa fonte de informações que regista e interpreta os fenomenos que afetam o patrimonial pertencente a uma empresa e seus resultados.

2.1 CONCEITOS BASICOS

A contabilidade, tem o seu conceito oficial formulado no Primeiro Congresso de Contabistas que fora realizado na cidade do Rio de Janrio em 17 de agosto de 1924.

“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à Administração Econômica.”

A contabilidade fornece todas as informações úteis para a tomada de decisão, dentro e fora das empresas, sendo possivel conhecer toda a estrutura economica e financeira das entidades. Tendo o controle do patrimonio, utilizando assim todos os registros fornecidos pela contabilidade para a tornanda de de decisões empresariais.

Segundo Hilário Franco (1996):

"Contabilidade é a ciência que estuda, controla o patrimonio das entidades, mediante o registro, a demonstração exposição dos gastos nele ocorridos, com o fim de fornecer informações sobre usa composição e variações, bem como sobre o resultado econômico e decorrente da gestão da riqueza patrimonial."

2.1.1 OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE

O objeto da contabilidade é o patrimonio das entidades, definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um sociedade ou instituição de qualquer natureza, independente de sua finalidades, que pode, ou não, incluir o lucro.

A contabilidade deve através dos registros evidenciar a qualquer momento se a entidade esta tendo prejuizo ou lucros. Sendo um sistema de informação que tem o objetivo destinado a prover seus usuarios com demonstrações e analises de natureza econômica, financeira e de produtividade, com relação à entidade.

3 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

A escrituração e a tecnica que oferece os meios e métodos utilizados nos registros dos fatos contábeis relacionados com o patrimonio da entidade. Devendo abranger todas as operações do contribuinte, os resultados apurados em suas atividades no território nacional bem como os lucros, redimentos e ganhos de capital auferidos no exterior (Lei 2.354/54, art. 2 e Lei 9.249/95, art. 25).

Sendo exposto atraves das demonstrações contábeis, o Livro Diário da empresa é obrigatorio, apresenta nele os fatos em ordem cronologica observado o dia, mês e anos. O Livro Razão também e obrigatorio, neste o registro é realizado em contas individualizados e se apresenta o valor do saldo anterior.

A escrituração deve ser mantida em registros permanentes e ainda obedecer aos preceitos da legislação comercial e da Lei 6.404/76.

3.1 DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS

As demonstrações contabeis se encarregam de expor os fatos contábeis, através de relatórios visando facilitar a interpretação da composição dos fatos que afetam o patrimonio.

Segundo o IBRACON (NPC 27):

"as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados."

3.1.1 BALANÇO PATRIMONIAL

O Balanço Patrimonial é uma das principais demonstrções contabeis, mostrando a posição da entidade em determinado momento, as empresas elaboram seus Balanços pela nescessidade de apresentar graficamento o seu Patrimônio. É o retrato dos elementos Ativos e Passivos, que são apresentados do lado esquerdo o conjunto de bens e direitos a receber (Ativos) e do lado direito as obrigações com terceitos e com os proprietários (Passivo).

As principais razões para a elaboração do Balanço Patrimonial são de ordem fiscal, societaria, gerencial e para a obtenção de credito junto a bancos e fornecedores.

3.1.1.1 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO

A DRE apura e apresenta a posição econêmico-financeira da empresa em um determinado periodo, sua apresentação e feita de maneira dedutiva ou vertical, sua sequência obedece aos preceitos na Lei 6.404/76. Destina-se a evidenciar a forma o resultado liquido do exercicio, diante do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o regime de competencia.

Após a apuração da DRE, o resultado líquido é transferido para o grupo do patrimonio Liquido do balanço Patrimonial, pois todo o lucro pertence aos proprirtários e no patrimonio liquido demonstra o capital dos socios.

4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com