TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Ensaios: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.806 Palavras (8 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

BRUNO BARBA COUTINHO

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

XINGUARA

2012

BRUNO BARBA COUTINHO

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

XINGUARA

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------------4

CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE--------------------------5

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL-----------------------------------------------------------------6

A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL-------------------------------------6

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS – BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO-------------------------------6

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS – BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO-------------------------------7

MISSÃO DA EMPRESA------------------------------------------------------------------------7

VISÃO EMPRESARIAL ------------------------------------------------------------------------7

PROCESSO ADMINISTRATIVO-----------------------------------------------------------8

AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES: AMBIENTE-TAFERA E MACRO AMBIENTE-----------------------------------------------------------------------------------------8

AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES: AMBIENTE-TAFERA E MACRO AMBIENTE-----------------------------------------------------------------------------------------9

ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES PARA O PROFESSIONAL DA CONTABILIDADE--------------------------------------------------------------------------------9

ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES PARA O PROFESSIONAL DA CONTABILIDADE------------------------------------------------------------------------------10

PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NOS CÁLCULOS CONTÁBEIS-------------------------------------------------------------------------------------10

CONCLUSÃO------------------------------------------------------------------------------------11

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS-------------------------------------------------------12

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem por finalidade, apresentar sobre diversos fatores que constitue a Contabilidade, apresentarei diversos aspectos, isto é, sobre o conceito, o objeto e o objetivo da Contabilidade, sobre a escrituração contábil, também a participação da contabilidade na gestão empresarial, demonstrações contábeis e entre muitos outros.

A Contabilidade e algo indispensavel para uma empresa, ou ate mesmo para uma pessoa fisica, por que e através de um profissional contábil, que seremos informados sobre diversos assuntos, por exemplo:

• Imposto

• PIS

• Declaração de Imposto de Renda

Conceito, objeto e objetivo da contabilidade

A Contabilidade, foi criada com a intenção de classificar e registrar diversas alterações de produções e de bens patrimoniais, para que pudesse facilitar o acesso a resultados de um investimento.

Para as empresas não interessa apenas o histórico dos patrimonios, mas também o futuro de uma empresa, como tambem estabelecer formas de controle de gestão que irá auxíliar os elementos indispensáveis.

Deve verificar a qualquer momento se a atividade da empresa, está produzindo lucros ou prejuízos, e de que forma esses resultados estão sendo gerados.

Contabilidade Externa ou Geral registra operações de uma empresa, como permite conhecer a situação patrimonial de uma empresa, e conhecer o resultado de um investimento.

Contabilidade Interna, Analítica ou de Gestão registra o resultado produzido pela uma empresa.

E fazer o controle do patrimonio, e tambem fornecer informações sobre o patrimonio de uma empresa para bancos, fornecedores, concorrentes e ao governo. E podemos afirma que o objeto da contabilidade e o patrimonio de uma entidade.

E tem o objetivo de analisar, interpreta, mensurar, registrar os fenômenos que ocorrem no patrimonio das pessoas fisicas ou juridicas, através de balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercicio, demonstração das mutações do patrimonio liquido e demonstrações das origens aplicadas de recursos e o controlar o patrimonio para que os usuarios tomem as decisões consideradas necessárias.

Escrituração Contábil

A escrituração contábil, tem uma participação grande na contabilidade, por que aonde é feito todo o registro de movimentação de uma empresa, que são lançados em livro diário e livro razão.

Em todas empresas são obrigatorios ter um livro diário, por que são feitos os lançamentos de entrada e de saídas de receitas, para que no fim do dia, seja feito o fechamento diário do caixa.

O livro razão e o principal livro de registro contábeis para uma empresa que utiliza o metodo de partidas dobradas, para que tenha um controle sobre cada conta, cada conta são lançadas individualizadas.

A Contabilidade na Gestão Empresarial

A Contabilidade e muito importante para toda socidade, tanto para pessoa fisíca como para pessoa juridica, por que em quase tudo que um simples cidadão ou um empresario for fazer, precisa de um contabilista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com