TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Artigo: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 6

CIENCIAS CONTÁBEIS

Marisete Appelt Pereira

Aspectos introdutórios em ciências contábeis

Frederico Westphalen-rs

2012

MARISETE APPELT PEREIRA

MARISETE APPELT PEREIRA

ASPECTOS INTRODUTORIOS EM CIÊNCIAS CONTABEIS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à

Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como.

Requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel

Em Ciências Contábeis para as disciplinas de

Contabilidade Básica, Fundamentos da Administração,

Introdução ao Direito Público e Privado e Matemática.

Orientador: Prof.ª Vânia Machado, Sâmara da Silva.

Headley, Temis Chenso, Eliane Maria Oliveria Araman.

FREDERICO WESTPHALEM

2012

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO............................................................................................................

2 DESENCOLVIMENTO...............................................................................................

3CONCLUSÃO .............................................................................................................

4 REFERÊNCIAS...........................................................................................................

1 INTRODUÇÃO

Principais conceitos de contabilidade, introduzindo um estudo amplo e aprofundado de como é aplicada à contabilidade no ramo empresarial, a importância da mesma para a tomada de decisões.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Contabilidade:

É um sistema de informação que tem como objetivo o controle do patrimônio de uma entidade. O objeto da contabilidade é o patrimônio, e o principal objetivo é analisar, mensurar, registrar e controlar o patrimônio, fornecer constantemente informações sobre o patrimônio aos seus usuários.

2.2 Escrituração Contábil

Representa o registro de todas as movimentações ocorridas na empresa de acordo com o método das partidas dobradas, plano de contas e demais normas envolvidas, realizado no livro diário e livro razão.

2.3A contabilidade na Gestão Empresarial – A Importância da Contabilidade para as Empresas e para o Gestor.

Toda a organização usa a contabilidade, não importa o tamanho, a finalidade, ou a constituição jurídica, independente de visar ao lucro, uma fundação cooperativa, uma organização não governamental, ou um grupo de pessoas que trabalham juntas para alcançar um objetivo. Para poder trabalhar de maneira efetiva as pessoas em uma organização precisa constantemente de informações a respeito dos recursos envolvidos e utilizados. A contabilidade ela é importante, pois alem de ajudar os gestores a entenderem mais sobre a empresa, ela procura responder qual o desempenho ,a posição e onde estão aplicados os recursos e como foram obtidos.

2.4Demonstraçoes contábeis, balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício.

A contabilidade é o grande banco de dados históricos da empresa, o registro sistemático desses dados permite a administração conhecer, através dos saldos das contas, a posição patrimonial e os resultados alcançados em cada período, sendo externa não obrigatória, para uso dos administradores e gerentes da empresa, não tem formato obrigatório, e externo para uso publico em geral, tem formatos e regras obrigatórias por lei.

2.4.1Balanço patrimonial:

Demonstração que mostra um instantâneo da posição financeira da empresa em uma data especifica, apresenta a esquerda os bens e direitos e a direita obrigações.

2.4.2Demonstração do resultado do exercício:

É um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período, normalmente 12 meses, é apresentado de forma dedutiva, ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e em seguida indica-se o prejuízo (lucro ou prejuízo).

2.5Missão e visão:

A missão e a visão de uma organização, explica como os colaboradores podem seguir o melhor caminho. estabelecer a missão e a visão é estabelecer um caminho a seguir e um sonho a alcançar. Elas representam o sucesso de qualquer organização

2.5.1A missão

A missão de uma organização deve ser definida para satisfazer alguma necessidade do ambiente externo enão simplesmente em oferecer um produto ou serviço. Mes para responder exatamente qual a missão da empresa, tais perguntas devem ser respondidas: Qual é o negocio?Quem é o cliente?Que satisfação ele quer ao comprar o produto?

2.5.2 A visão

A visão de uma organização deve ser a situação futura, desejado em longo prazo, deve ser uma meta ambiciosa e servir como guia para a definição dos objetivos e a realização da missão. Não seria nada mais que o sonho da organização, o futuro onde a mesma espera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com