TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Dissertações: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  2.434 Palavras (10 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CINTABEIS

NOME

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CIDADE

2012

NOME

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Ciências Contábeis Semestre 1° da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para Produção Textual Interdisciplinar Individual.

Orientadores: Equipe de Professores do 1º semestre

CIDADE

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

Conceito, Objeto e Objetivo da Contabilidade 5

Escrituração Contábil 6

A Contabilidade na Gestão Empresarial 7

Demonstrações Contábeis 8

A Missão da Empresa 8

A Visão Empresarial 9

Processo Administrativo 9

Ambiente das Organizações 10

Aspectos Juridicos Relevantes para o Profissional da Contabilidade 10

Principais Operações Matemáticas Presentes nos Cálculos Contábeis 11

CONCLUSÃO 12

RREFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 13

INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma ciência que fornece informações úteis para as tomadas de decisões. Este trabalho irá abordar alguns dos principais conceitos e atribuições da contabilidade, permitir o entendimento das escriturações contábil e das demonstrações contábeis, bem como suas aplicações.

Irá globalizar os processos administrativos, jurídicos e matemáticos com a contabilidade, buscando explanar sobre a missão e a visão de uma empresa, seus aspectos jurídicos e suas organizações.

Conceito, Objeto e Objetivo da Contabilidade

A Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira.

Segundo D’Áuria (apud PADOVERE, 2000, p.49) a “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientações, controle e registros relativos aos atos e fatos da administração econômica”.

Já para Paulo Nunes (www.notapositiva.com), o surgimento da contabilidade pode ser explicado pela necessidade de suprir as limitações da memória humana mediante um processo de classificação e registo que lhe permitisse recordar facilmente as variações sucessivas de determinadas grandezas, para que em qualquer momento pudesse saber a sua dimensão. Progressivamente a contabilidade transforma-se numa fonte de informações na medida em que pode facultar a qualquer momento o conhecimento da situação da empresa e o andamento dos seus negócios.

Quando o homem deixou a caça e voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio, surge na necessidade da organização econômica a cerca do direito do uso do solo. Rompe à vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade, cada pessoa passa a criar sua riqueza individual que é herdada pelos filhos e parentes. Assim a origem da Contabilidade esta ligada a necessidade de registros do comércio.

Registros afirmam que a contabilidade teve seus primeiros registros em Uruk, uma antiga cidade da Mesopotâmia, através de instrumentos encontrados estimados entre 8000 a 3000 anos a.C. Os primeiros sinais encontrados em sítios arqueológicos de Israel, Síria, Iraque, Turquia e Irã, deram-se pelas fichas de barro, que eram objetos de diferentes formas, utilizados nas contagens dos bens.

O objeto da contabilidade é o controle do Patrimônio. Analisar, mensurar, registrar e controlar este patrimônio bem como fornecer informações sobre os usuários é a finalidade da contabilidade.

Para Silvestre (revista Netlegis), na Contabilidade, o objeto é sempre o PATRIMÔNIO de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir o lucro. O essencial é que o patrimônio disponha de autonomia em relação aos demais patrimônios existentes, o que significa que a Entidade dele pode dispor livremente, claro que nos limites estabelecidos pela ordem jurídica e, sob certo aspecto, da racionalidade econômica e administrativa.

Os usuários tanto podem ser internos como externos e, mais ainda, com interesses diversificados, razão pela qual as informações geradas pela Entidade devem ser amplas e fidedignas e, pelo menos, suficientes para a avaliação da sua situação patrimonial e das mutações sofridas pelo seu patrimônio, permitindo a realização de inferências sobre o seu futuro. Os usuários internos incluem os administradores de todos os níveis, que usualmente se valem de informações mais aprofundadas e específicas acerca da Entidade, notadamente aquelas relativas ao seu ciclo operacional. Já os usuários externos concentram suas atenções, de forma geral, em aspectos mais genéricos, expressos nas demonstrações contábeis.

O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com