TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Trabalho Escolar: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  2.653 Palavras (11 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 CONTABILIDADE BÁSICA 6

2.1 CONCEITO DE CONTABILIDADE 6

2.2 OBJETO DE ESTUDO DA CONTABILIDADE 7

2.3 OBJETIVO DA CONTABILIDADE 7

2.4 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL 8

2.5 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL 9

2.6 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 10

3 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÀO 12

3.1 A MISSÃO DA EMPRESA 12

3.2 A VISÃO EMPRESARIAL 12

3.3 PROCESSO ADMINISTRATIVO 13

3.3.1 PLANEAMENTO 13

3.3.2 ORGANIZAÇÃO 13

3.3.3 DIREÇÃO 14

3.3.4 CONTROLE 14

3.4 AMBIENTE ORGANIZACIONAL 14

3.4.1 AMBIENTE-TAREFA 15

3.4.2 MACRO AMBIENTE 15

4 ASPECTOS JURIDICOS RELEVANTES PARA A CONTABILIDADE 16

5 PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS ENVOLVIDAS NOS CÁLCULOS CONTÁBEIS 17

5.1 PORCENTAGENS 17

5.2 ACRÉSCIMOS E DESCONTOS 17

5.3 FUNÇÕES MATEMÁTICAS 17

6 CONCLUSÃO 19

REFERÊNCIAS 20

1 INTRODUÇÃO

O objetivo das demonstrações contábeis é o de proporcionar de forma verdadeira e apropriada informações acerca da posição financeira e as variações do patrimônio de uma entidade, que sejam úteis ao conjunto de ferramentas para a tomada de decisões. Na preparação destas demonstrações os contabilistas, como outros profissionais envolvidos em qualquer processo de comunicação, são confrontados com potenciais riscos de má interpretação, inexatidão, etc. Com o objetivo de se minimizarem estes riscos e se apresentarem demonstrações contábeis que possam ser razoavelmente comparadas no tempo ou no espaço (entre entidades nacionais ou internacionais) a Comissão de Normalização Contabilística (CNC) tem a finalidade de desenvolver uma estrutura de relato financeiro dentro das normas e princípios contabilísticos internacionais.

2 CONTABILIDADE BÁSICA

2.1 CONCEITO DE CONTABILIDADE

Podemos dizer que a Contabilidade é a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos incorridos no patrimônio de qualquer entidade seja ela com fins lucrativos ou não.

De forma eficiente o I Congresso Brasileiro de Contabilidade teve aprovada uma das primeiras definições de contabilidade resolvendo que a Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, registro e controle dos atos e fatos de uma administração econômica, aparecendo como ferramenta fundamental para o gerenciamento da evolução do patrimônio de uma entidade e, principalmente, para a prestação de contas entre os usuários internos (sócios, supervisores, gerentes, administradores etc.) e usuários externos, entre os quais se destacam as autoridades governamentais responsáveis pela a arrecadação dos tributos de uma determinada nação ou região.

Francisco D’Auria , por sua vez, assim à define:

“... a ciência que estuda, registra e controla o patrimônio e as mutações que nele operam os atos e fatos administrativos, demonstrando no final de cada exercício social o resultado obtido e a situação econômico-financeira da entidade”.

Enxugando esses conceitos, podemos afirmar que a contabilidade tradicional é um sistema de informações e auditoria, destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, contábil, financeira e de produtividade, decorrentes dos fatos e atos administrativos praticados pela empresa/entidade.

2.2 OBJETO DE ESTUDO DA CONTABILIDADE

O patrimônio das entidades.

2.3 OBJETIVO DA CONTABILIDADE

Assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou meramente ideais. De acordo com o parágrafo acima, observamos duas funções básicas na contabilidade. Uma é a administrativa e a outra é a econômica. Assim:

– Função administrativa: controlar o patrimônio

– Função econômica: apurar o resultado

A Contabilidade tem o patrimônio das empresas como seu objeto de estudo e o seu objetivo é revelar como se encontra e quais os fatores que proporcionaram mutações ao mesmo, fornecendo assim, informações úteis à tomada de decisões. Nos Estados Unidos, por exemplo, as informações contábeis são produzidas principalmente para os pequenos e médios investidores, enquanto que no Brasil são destinadas principalmente ao Fisco, não havendo muita transparência nos demonstrativos contábeis.

Iudicibus ensina que: “... o estabelecimento dos objetivos da contabilidade pode ser feito na base de duas abordagens distintas: ou consideramos que o objetivo da contabilidade é fornecer aos usuários, independentemente de sua natureza, um conjunto básico de informações que, presumivelmente, deveria atender igualmente bem a todos os tipos de usuários, ou a contabilidade deveria ser capaz e responsável pela a apresentação de cadastros de informações totalmente diferenciados, para cada tipo de usuário”.

O dever de demonstrar a situação do patrimônio e o resultado do exercício de forma clara e precisa, e rigorosamente de acordo com os conceitos, princípios e normas básicas é da contabilidade. O resultado apurado deve ser economicamente exato.

O objetivo básico dos demonstrativos financeiros é prover informação útil para a tomada de decisões econômicas.

2.4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com