TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Casos: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  3.547 Palavras (15 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 15

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

KELLI CRISTINA MEDEIROS DA SILVA MARTINS

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Cáceres

2012

KELLI CRISTINA MEDEIROS DA SILVA MARTINS

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Trabalho apresentado ao Curso Graduação em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Atividade Interdisciplinar].

Prof. Vânia de Almeida Silva Machado

Temis Chenso da S. Rabelo Pedroso

Eliane Maria Oliveira Araman

Samara da Silva Headley

Cáceres-MT

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 Conceito, objeto e objetivo da contabilidade 5

2.2 Escrituração Contábil 5

2.3 A Contabilidade na Gestão Empresarial 5

2.4 Demonstrações Contábeis 5

2.5 A missão da empresa 7

2.6 A visão empresarial 7

2.7 Processo Administrativo (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar) 7

2.8 Ambiente das Organizações 8

2.9 Aspectos Jurídicos Relevantes para o profissional da contabilidade 8

2.10 Principais Operações Matemáticas presentes nos cálculos contábeis 9

3 CONCLUSÃO 14

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa apresentar aspectos introdutórios em ciências contábeis. O avanço no mercado financeiro exigiu que o profissional da contabilidade se atualize e se qualifique a altura. A competitividade entre as empresas fez com que a união empresário-contador se tornasse extremamente necessária.

2. DESENVOLVIMENTO

A Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante registro, demonstração e interpretação dos fatos nele ocorridos. O objeto da Contabilidade é o patrimônio.

A finalidade da Contabilidade é gerar informações e avaliações visando prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, que possibilitem:

a) Controle: que é o processo pelo qual a administração se certifica, na medida do possível, de que a organização está agindo de conformidade com os planos e políticas traçados pela administração;

b) Planejamento: que é o processo de decidir que curso de ação deverá ser tomado para o futuro, pela organização.

A escrituração contábil como o próprio nome indica, consiste no registro e lançamento dos fatos contábeis que ocorrem na empresa em livros contábeis tais como o diário e o razão. Ela deve ser feita de forma uniforme e sistemática na empresa com os documentos que comprovam tais fatos contábeis.

A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que a amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais.

As Demonstrações Contábeis são o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente, segundo a lei 6404/76, pela administração de uma sociedade por ações e representa a sua prestação de contas para os sócios e acionistas. A prestação anual de contas é composta pelo Relatório da Administração, as Demonstrações Contábeis e as notas explicativas que as acompanham, o Parecer dos Auditores Independentes (caso houver) e o Parecer do Conselho fiscal (caso existir).

O Balanço Patrimonial tem por finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial da empresa em determinado momento, os bens e direitos, assim como as obrigações. Matarazzo (1998, p.144) e Young e O’ Byrne (2001, p.44-45) propõem uma padronização que difere um pouco do modelo imposto pela Lei das Sociedades por Ações6.404/76. O objetivo é reclassificar as contas integrantes do balanço para uma melhor adequação ao cálculo de indicadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com