TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Artigos Científicos: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  4.547 Palavras (19 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 19

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

SUMÁRIO

1 - Introdução.............................................................................................. 03

2 - Desenvolvimento........... ........................................................................ 04

3 - Conclusão:........ ..................................................................................... 17

4 – Referencial bibliográfico.......................................................................... 18

1 – INTRODUÇÃO

A Contabilidade é tão antiga quanto a história da civilização, e advém da necessidade humana de registrar e proteger suas posses e controlá-las, organizando assim a sociedade humana economicamente. Com ela evoluíram várias outras áreas do conhecimento e seus instrumentos, como a matemática, que está extrinsecamente ligada à Contabilidade. Esta só conheceu os números abstratos devido a necessidade contábil, e vem evoluindo juntamente com a mesma.

A economia também é grande aliada da Contabilidade, no sentido de traduzir as informações contábeis e suas demonstrações, tornando-as analíticas e competitivas indicando tendências de mercado positivas, negativas ou até mesmo nulas.

Sendo assim, se faz necessária uma pesquisa acadêmica, que consiga abordar a origem contábil e sua evolução, para assim traçar novas perspectivas e tendências, deixando para traz as tabulações em argila e barros, e a vindo para era da informática sem perder sua essência e princípios enquanto ciência e instrumento de organização e sistematização social.

2 - DESENVOLVIMENTO

2.1 CONTABILIDADE DE CUSTOS

São segmentos de trabalho da área financeira acumulando, identificando e analisando os custos dos produtos fabricados na organização de suas atividades seja industrial, comercial ou serviços, precisando determinar os custos de vendas, as percas e os prejuízos pela venda dos seus produtos.

2.1.1 CÁLCULO DOS CUSTOS UNITÁRIOS

O custo unitário é uma ferramenta universal para o planejamento, tendo uma definição dos preços. Exemplo: A Empresa Línea produziu 1.000 (mil cadeiras). Os custos foram:

Custo Variável = 30.000,00

Custo Fixo = 15.000,00

Custo Total = 45.000,00

Custo Unitário = 45.000,00/1000= 45,00

Os custos unitários deve ser utilizado e interpretados de forma cuidadosa, é melhor usar custos totais, por exemplo: A empresa Línea faz um orçamento para o próximo período, estimando 800 cadeiras( tendo queda nas vendas), por isso usou o custo unitário do último período para poder ter o custo de produção.

Custo total = 45 x 800 = 36.000,00

No final do período, a empresa Línea observou que os custos totais realizado ficou acima do orçamento conforme apuração abaixo:

Custo fixo = 15.000,00

Custo total = 39.000,00

Resultando portanto um custo total de 3.000,00 reais, a cadeira passaria a ser:

Custo unitário = 39.000,00/800= 48,75

A Línea utilizou um orçamento para formação do preço de venda e comercialização da cadeira em valores abaixo do estimado..

2.1.2 FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA

Determinado o preço de venda de um produto ou serviço é fundamental dentro das atividades comerciais, industriais e operacionais da empresa, tendo um processo de determinação do preço de venda, devendo o administrador observar até que ponto os custos podem ser usados e quais os necessários.

2.1.3 CÁLCULO DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

A margem de contribuição representa o valor ou percentual das sobras das vendas, menos o custo direto variável e as despesas variáveis, representando o quanto a empresa tem que pagar, para poder gerar o lucro líquido.

2.1.4 PONTO DE EQUILÍBRIO

É o valor ou a quantidade que a empresa precisa vender para cobrir os custos das mercadorias vendidas, não tendo custo nem prejuízo.

Exemplo: Línea Comércio de Moveis Ltda, vende uma mesa executiva por 180,00 reais:

Preço de Venda = 180,00 (100%)

Custo da mercadoria vendia = 110,00 (60%)

Despesas variáveis = 18,00(10%)

Margem de contribuição = 52,00( 30%)

Logo a margem da contribuição de venda será de 30%.

A) O PRINCÍPIO DA ENTIDADE

Reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção. O Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

B) O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE

Influência o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da ENTIDADE tem prazo determinado, previsto ou previsível. A observância do Princípio da CONTINUIDADE é indispensável à correta aplicação do Princípio da COMPETÊNCIA, por efeito de se relacionar diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado.

C) O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA

As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com