TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Dissertações: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  2.272 Palavras (10 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

É de extrema importância conhecer e estudar a Contabilidade, ela é uma ciência muito ampla, quanto mais se explora a sua essência e seus fundamentos, quanto mais se estuda sua história e evolução, mais se percebe o quanto é fundamental na vida econômica das nações, das empresas e das pessoas naturais. Mesmo nas economias pouco desenvolvidas ou então nas empresas de pequeno porte, é necessário manter o controle de gastos, despesas, receitas, ativos, dívidas, negociações, posicionamento sobre fatos ou tendências mercadológicas.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE;

2.1.1 CONCEITO DA CONTABILIDADE

A contabilidade é um sistema de informação que através de técnicas, normas e princípios mantém o controle do patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos gastos nele ocorridos, com o fim de fornecer informações sobre sua composição e variações nos relatórios contábeis, para que os usuários das informações patrimoniais possam tomar decisões empresariais.

2.1.2 OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE

O patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade, e seu objetivo é permitir aos principais grupos de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, fornecer informações sobre a composição do patrimônio, as variações patrimoniais num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

2.2 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

É o registro de todas as movimentações ocorridas na empresa de acordo com o Método das Partidas Dobradas, Plano de Contas e as demais normas envolvidas, na qual seu objetivo constitui em atender as necessidades dos órgãos fiscalizadores, uma vez que os agentes públicos, nas suas atribuições funcionais, dependem dos registros para poder aferir e atestar como as obrigações decorrentes das relações tributárias que vinculam o sujeito ativo e passivo foram efetivamente satisfeitas.

2.2.2 LIVROS ULTILIZADOS

Os livros utilizados na Escrituração Contábil atendem a diversas finalidades e são previstos em leis que tratam de aspectos societários e fiscais, pode-se estabelecer uma classificação desses livros em: Livros obrigatórios e Livros Auxiliares ou Facultativos.

De acordo com a definição de Crepaldi (2003:98), Livros Obrigatórios são aqueles que são exigidos por poderes públicos e servem como objeto de fiscalização das empresas por parte dos órgãos do governo, sendo classificados em dois grupos:

I. Livros que são exigidos pelo atual Código Civil Brasileiro; e

II. Livros que são exigidos por leis especiais. São eles:

I. Diário;

II. Razão;

III. Registro de Inventário;

IV. Registro de Entradas de Mercadorias;

V. Registro dos Serviços Prestados;

VI. Registro de Serviços Tomados;

Ainda de acordo com a definição de Crepaldi (2003:99), livros Auxiliares ou Facultativos são aqueles que, embora não estejam obrigados por lei, são necessários ao bom funcionamento do sistema contábil das empresas e do ponto de vista do interesse dos administradores. Entre esses livros destacam-se:

I. Caixa;

II. Contas Correntes.

2.3 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

A gestão de uma empresa é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações, de avaliações e posicionamentos dos investimentos e resultados empresariais.

A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a realização dessas gestões, ela vai além dos simples cálculos de impostos e do atendimento de legislações comerciais, ela utiliza de suas demonstrações para no gerenciamento e planejamento estratégico, informar aos administradores a situação econômico-financeira da empresa, de modo a auxiliar na tomada de decisões, o que consequentemente contribui com a execução das atividades operacionais, e com os resultados alcançados.

2.4 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Segundo o IBRACON (NPC 27), as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. Seu objetivo é fornecer informações sobre a posição patrimonial, o desempenho, o fluxo financeiro e o resultado de uma entidade que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões.

A analise e leitura das demonstrações contábeis indicam que as informações sobre a posição patrimonial, financeira, e as informações sobre o desempenho são fornecidas principalmente pelo Balando Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.

2.4.1 BALANÇO PATRIMONIAL

É uma demonstração contábil que tem por objetivo evidenciar qualitativamente e quantitativamente a situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data Representando, portanto, uma posição estática da mesma. O Balanço apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (obrigações) e o Patrimônio Líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivos.

2.4.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)

A DRE é uma demonstração dinâmica dedutiva que fornece de forma estruturada um resumo financeiro dos resultados das operações financeiras de uma entidade durante um período específico, normalmente 12 meses. Através dos resultados obtidos a administração da empresa irá identificar os lucros ou prejuízos obtidos.

2.5 MISSÃO DA EMPRESA

Segundo Peter Drucker, "Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com