TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Dissertações: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  2.586 Palavras (11 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2. ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS................................4

2.1 A contabilidade em seu campo de atuação............................................................4

2.2 Missão e Visão Empresarial e Processos Administrativos.....................................5

2.3 Ambientes das Organizações.................................................................................7

2.4 Aspectos Jurídicos e Operações Matemáticas contábeis......................................9

3. CONCLUSÃO........................................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

1. INTRODUÇÃO

Considerando que é fundamental a construção do conhecimento sobre os conceitos introdutórios em Ciências Contábeis, faz-se necessário perceber a importância da contabilidade, dos fundamentos da administração e a contribuição do direito público e privado aos profissionais e principalmente aos acadêmicos que estudam nessa área e almejam sucesso nessa profissão. Sendo assim, neste trabalho serão apresentados o conceito, o objeto e o objetivo da contabilidade, a escrituração contábil como técnica de registro, observando os princípios e normas contábeis, a contabilidade na gestão empresarial, balanços patrimoniais e seus devidos resultados, a missão das empresas e a visão empresarial de quem a administra. Além disso, será abordado o processo administrativo, bem como seus elementos e funcionamento, ou seja, como planejar, organizar, dirigir e controlar uma organização empresarial.

O profissional da contabilidade precisa estar atento aos aspectos jurídicos que se apresentam no exercício de seu trabalho diário, tanto para sua atividade técnica quanto na orientação de seus clientes com relação aos tributos, multas e fiscalizações ambientais, sanitárias e trabalhistas, entre outros. Contudo, isso será possível quando esse profissional estiver apto a assumir os fundamentos da contabilidade. Dessa forma, além do objetivo principal desse trabalho que é aprofundar o conhecimento nos aspectos introdutórios em Ciências Contábeis, serão abordadas as principais operações matemáticas presentes nos cálculos contábeis, as contribuições dos cálculos de porcentagem, acréscimos e descontos, e as funções matemáticas para cálculos salariais parcelas fixas ou as comissões que são as parcelas variáveis.

2 ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

2.1 A contabilidade em seu campo de atuação

A contabilidade tem como conceito a ciência de observar, registrar e informar os fatos econômico-financeiros acontecidos dentro de um patrimônio pertencente a uma entidade, mediante a aplicação do seu conjunto de princípios, normas, técnicas e procedimentos próprios, evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações patrimoniais possam tomar decisões empresariais. O objeto da contabilidade é o patrimônio administrável das entidades em constante alteração. Além disso, tem por objetivo controlar o patrimônio das entidades, também apurar o resultado das mesmas e prestar informações com relação a esse patrimônio e o resultado das entidades às pessoas que necessitam das informações contábeis. Vale lembrar que a contabilidade deve proporcionar condições para que a administração possa tomar decisões mais racionais para a preservação e ampliação do patrimônio.

Sabendo que a escrituração contábil é a técnica pela qual os fatos que influenciam o patrimônio da entidade são registrados dentro dos métodos contábeis, é importante salientar que é necessário observar os princípios e normas contábeis elaborado no plano de contas. Por isso, é utilizado o livro diário e os seus registros são feitos em ordem cronológica observando dia, mês e ano com registros numerados, e o livro razão é usado para registrar em contas individualizadas obtendo um controle por conta, sendo que ambos são obrigatórios em seus devidos departamentos. Sendo assim, a escrituração deverá abranger todas as operações do contribuinte, bem como os resultados apurados em suas atividades no território nacional, os lucros, os rendimentos e os ganhos de capital adquiridos no exterior.

A importância da contabilidade para as empresas e para o gestor é tão relevante, pois na falta de manter o controle preciso de seu patrimônio, certamente acontecerá o fracasso do seu empreendimento. Atualmente, em que o meio empresarial se encontra grande desenvolvimento e em pouquíssimo tempo pode-se mudar o destino de uma grande empresa, a contabilidade se torna uma ferramenta indispensável na gestão empresarial moderna. Sendo assim, ela não deve ser encarada apenas como simples atendimento das leis atuais e cálculo de impostos.

As informações contábeis exatas e bem utilizadas podem fazer a diferença entre decisões de sucesso e falência, principalmente quando se trabalha com empreendimentos altos e ousados. Por isso, a contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela gestão empresarial como por aqueles que necessitam ter como base legal os relatórios externos. De uma forma mais prática podemos dizer que a contabilidade é um sistema de informação gerencial dentro da gestão empresarial.

É fundamental saber que as demonstrações contábeis são relatórios onde são agrupados e divulgados os fatos. Cada relatório é feito para atender a uma finalidade específica, ou seja, é o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente, segundo a lei 6404/76, principalmente quando a empresa é dirigida por vários sócios com suas respectivas acões. Sendo assim, o balanço patrimonial é uma demonstração contábil que tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data. Esse Balanço apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (exigências e obrigações) e o Patrimônio Liquido, que é resultado da diferença entre o total de ativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com