TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Trabalho Escolar: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Diante de inúmeras definições encontradas referentes à contabilidade, apresento a definição do contador economista e administrador HELÁNIO FRANCO, (1996) quando diz que: “Contabilidade é a ciência que estuda e controlar o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositivas e a interpretações dos gastos nele ocorridos, com fim de fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico e decorrente da gestão da riqueza patrimonial”.

Considerando que o objetivo da contabilidade seja analisar, mensurar, registrar e controlar o patrimônio fornecendo dados para as tomadas de decisões fica evidente que o objeto principal da contabilidade é o patrimônio, que é composto por: Bens + Direitos + Obrigações.

Toda empresa deve fazer um registro dos atos e fatos administrativos a fim de manter uma escrituração que pode ser de forma manual, eletrônica ou mecânica sempre de acordo com a respectiva documentação, possibilitando por meio desses registros um levantamento anual do balanço patrimonial e dos resultados econômicos. Entre os vários registros que compõem a escrituração contábil posso citar:

• LIVRO DIÁRIO  registro de uso obrigatório em todas as empresas que devem ser registrados em órgãos competentes em forma de encadernação.

• LIVRO RAZÃO  assemelha-se a um fluxo de caixa agrupado, ou seja, os registros são separados por contas nos quais são informados créditos e débitos. Assim como o livro diário, esse também é obrigatório e no livro razão são colocadas todas as operações da entidade.

Diante da vasta gama de informações que a contabilidade fornece para os administradores e responsáveis pela gestão de empresa, é cabível afirmar que contabilidade é uma ferramenta imprescindível para uma excelente gestão empresarial. Dentre as varias utilizações da contabilidade, podemos destacar:

• Elaboração de planejamento tributário;

• Analise de dados;

• Controle orçamentário etc.

Existem varias ferramentas usadas pela contabilidade para mensurar e fornecer as informações para administração a fim de proporcionar tomadas de decisões mais certeiras. Entre essas ferramentas, podemos destacar dois documentos: Balanço Patrimonial e a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício). Por meio do balanço patrimonial encontramos todas as informações financeiras da empresa incluindo veículos, imóvel e outras, enquanto por meio da DRE, encontramos somente o valor liquido dos gastos. Essas informações possuem grandes finalidades como: mostrar o valor real da empresa, apresentar números exatos para sócios e acionistas.

Segundo PETER DRUCKER, uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz, ela define pela sua missão é justamente a missão da empresa que justifica sua existência, diante de um ambiente globalizado onde a tecnologia proporcionam constantes mutações, torna ainda mais difícil se definir uma missão a mesma tem que ser flexível de modo a acompanhar essas mudanças. Como exemplo a missão de algumas empresas de diferentes ramos de atividades.

MCDONALD´S – Comercialização de produtos do gênero de alimentos. “Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.”

MICROLINS – Escola de cursos profissionalizantes. “transformar os sonhos de nossos alunos em realidade, por meio da educação, formação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho.”

AUDICON – Auditoria e consultoria empresarial. “produzir informações confiáveis e precisas, oferecendo e agregando serviços diferenciados e de qualidade.”

A visão da empresa reflete sua personalidade. Ao definir a visão de uma empresa deve- se deixar claro seus anseios além uma direção para o que se deseja alcançar. A visão deve ser coerente com a política da empresa e o objetivo ser uma meta realizável mesmo que longo prazo, e nada ilusório, caso contrario não passará de uma fantasia.

Como exemplo:

Lojas Americanas “ser a melhor empresa de varejo do país.”.

AUDICON – “Ser referência de serviços e tecnologia integrados a contabilidade na região.”

MICROLINS – “Realizar sonhos e cultivar a cidadania por meio da formação profissional e agregando valores perceptíveis para o país, os clientes, acionistas e parceiros.”

Para que obtenhamos sempre os melhores resultados em organização, é imprescindível que antes de sairmos colocando em prática qualquer atividade, comecemos por um bom e eficaz planejamento, isso nos ajudará a alcançar sempre os melhores resultados, evitando-se desperdício (mesmo que de tempo) e minimizando ao máximo a possibilidade de insucesso, existem inúmeras ferramentas que nos ajudam a realizar um trabalho de maneira eficaz, entre elas posso citar o PODC, esse ferramenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com