TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Ensaios: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 6

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Conceito de contabilidade

Pode-se dizer que a contabilidade é um sistema de informação em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro de uma gestão empresarial. Através de técnicas, normas e princípios mantem um controle permanente do patrimônio de uma entidade, evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações patrimoniais possam tomar decisões empresariais.

Para D’Áuria a contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica.

Para Hendriksen a contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos.

Já Fayol, disse que a contabilidade deve revelar, a qualquer momento, a posição e o rumo do negócio. Deve dar informações exatas, claras e precisas sobre a situação econômica da empresa.

Objetivo e Objeto da Contabilidade

A contabilidade deve verificar a qualquer momento se a atividade da empresa está produzindo lucro ou prejuízos e de que forma esses resultado estão sendo gerados. Sendo assim, tem como objetivo controlar o patrimônio da entidade, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais bem como apurar os resultados das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais. De uma forma bem sintetizada pode-se afirmar que o patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade.

Escrituração Contábil

Representa o registro de todas as movimentações ocorridas na empresa, de acordo com o Método das Partidas Dobradas, Plano de Contas e demais normas envolvidas. Esses registros são feitos no Livro Razão e Livro Diário.

A Contabilidade na Gestão Empresarial

Toda organização utiliza recursos que podem ser: emprestados, comprados à vista ou financiados, para poder trabalhar de maneira efetiva e obtendo resultados econômicos positivos.

Por sua vez, os bancos e os investidores que investiram dinheiro nessa organização necessitam de informação sobre seu desempenho para fazer julgamentos. Os gerentes dessas empresas necessitam saber quanto a empresa está lucrando e como o estoque está girando.

Demonstrações Contábeis

A contabilidade é o grande banco de dado históricos da empresa. O registro sistemático desses dados permite a administração conhecer, através dos saldos das contas, a posição patrimonial e os resultados alcançados em cada período, sendo internas não obrigatórias: Para uso dos administradores e gerentes da empresa. Não tem formato obrigatório. E Externas: Para uso pelo público em geral. Tem formato e regras obrigatórias por lei.

Balanço Patrimonial

Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.

No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.

O Balanço Patrimonial é constituído pelo:

- Ativo que são os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

- Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

- Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

Demonstração do Resultado do Exercício

É um dos principais relatórios contábeis. Essa demonstração, de caráter obrigatório, mostra o resultado da empresa após o encerramento de cada exercício. Dessa forma a DRE como é chamada agrupa somente as contas de Resultado(receitas e despesas) e demonstra através de sua estrutura a forma de se chegar ao lucro ou prejuízo do exercício.

Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.

No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.

De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior, para fins de comparação.

Missão

Missão significa finalidade, objetivo ou propósito básico e permanente da existência de

uma empresa, está sempre ligada ao oferecimento de produtos e serviços para satisfação das

necessidades do consumidor.

É necessário que a missão da empresa seja clarificada para seu melhor desempenho, assim

como que as crenças e valores dos principais executivos que compõem o sistema

institucional da empresa, sejam aceitos de um modo geral por todos os que dela fazem parte.

A Visão Empresarial

Visão empresarial é o que o empresário consegue enxergar no seu segmento. É um exercício de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com