TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Trabalho acadêmico: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.245 Palavras (13 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONCEITO 4

2.2 OBJETO E OBJETIVO DA CONTABLIDADE 4

2.3 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL 4

2.3.1 LIVRO DIÁRIO 5

2.3.2 LIVRO RAZÃO 5

2.4 DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS 5

2.4.1 BALANÇO PATRIMONIAL 5

2.4.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 6

2.5 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL 6

2.6 A MISSÃO DA EMPRESA 7

2.7 A VISÃO DA EMPRESA 7

2.8 PROCESSO ADMINISTRATIVO (PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR) 7

2.9 AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES: AMBIENTE-TAREFA E MARO AMBIENTE 8

2.10 ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES PARA O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE 8

2.11 PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NOS CÁLCULOS CONTÁBEIS 9

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho falarei da importância da contabilidade, sobre a amplitude das informações contábeis que vão além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias, trabalhistas entre outras. A Contabilidade é a alma da empresa, nela ficam registrados todos os atos e fatos ocorridos no dia a dia, ela é a principal ferramenta para transformação destes fatos, em informações que auxiliam os gestores nas tomadas de decisões para o desenvolvimento das entidades.

2 DESENVOLVIMENTO

Antes mesmo de Cristo a contabilidade já se demonstrava de grande importância, os povos primitivos tinham controles e registros contábeis empíricos para medir o patrimônio familiar. Os registros mais antigos deram-se 8000 a 3000 ano a.C. em Uruk na região da Mesopotâmia.

Mas o que é contabilidade?

2.1 CONCEITO DE CONTABILIDADE

Para D’Áuria “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”.

Para Hilário Franco, “contabilidade é a ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, sua variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial”.

2.2 OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE

O objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio, o objetivo principal é o controle deste patrimônio e ainda o fornecimento de informações sobre a composição e variações patrimoniais, bem como apuração do resultado das atividades econômicas desenvolvidas numa entidade para alcançar seus fins.

2.3 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

A escrituração contábil é o registro de todos os fatos contábeis que acontecem numa entidade.

Fatos contábeis são todos os fatos ocorridos numa entidade que lhe traz variações patrimoniais especificas ou quantitativas.

A escrituração é uma das técnicas utilizadas pela contabilidade, em livros próprios, como o Livro Diário e o Livro Razão, para controlar as modificações ocorridas no patrimônio da entidade.

2.3.1 LIVRO DIÁRIO

No Livro Diário são feitos os registros em ordem cronológica, observando-se dia, mês e ano, os registros devem ser numerado. Todas as entidades devem fazer os lançamentos encadernar e registrar em órgão competente, pois o livro diário é obrigatório.

2.3.2 LIVRO RAZÃO

No Livro Razão os registros são feitos em contas separadas, tem-se assim um controle por conta, individualizado, o razão também é obrigatório.

O Livro Razão é utilizado para resumir, por conta ou sub-conta, os lançamentos efetuados no Diário, mantidas as demais exigências e condições previstas na legislação.

Os Livros Diário e Razão têm muita importância para a contabilidade, pois são deles que se levantam informações das contas, para posterior encerramento do Balanço Patrimonial.

2.4 DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS

As demonstrações contábeis são relatórios extraídos da contabilidade após registro de todos os documentos que fizeram parte do sistema contábil em um determinado período, é um resumo ordenado das informações patrimoniais de uma entidade.

Devem evidenciar as informações diferenciadas para cada tipo de usuário e dispor de informação útil para tomada de decisões.

Dentre as demonstrações contábeis temos o Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício.

2.4.1 BALANÇO PATRIMONIAL

O Balanço Patrimonial é uma demonstração estática destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, a posição patrimonial e financeira da entidade.

Como o balanço tem a finalidade de demonstrar a situação patrimonial da empresa, podemos dizer que ele é um resumo de todas as operações e registros contábeis elaborados pela contabilidade ao longo exercício ou período.

O Balanço Patrimonial é composto, no lado esquerdo, pelas contas do Ativo e no lado direto, o Passivo e o Patrimônio Líquido.

O ativo representa os bens e diretos da entidade, ele representa a forma como os recursos são aplicados.

O Passivo compreende as obrigações com origem de recurso de terceiros, resultantes de fatos contábeis ocorridos que exigirão ativo para sua liquidez futura.

O Patrimônio Líquido compreende os recursos dos proprietários e o valor da diferença entre o ativo e o passivo.

Bens + Direitos – Obrigações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com