TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSOCIAÇÃO EM SÉRIE E EM PARALELO

Por:   •  30/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 4

ASSOCIAÇÃO EM SÉRIE E EM PARALELO

Camargo. J. P.1; Cunha, A. M. C. 2; Lima, I. C.3; Santos, U. G.4; Santos, R. L.5.

RESUMO

Neste experimento realizado no laboratório de Física da Ueap, foram analisados atividades para demonstrar a veracidade das Leis de Ohm, segundo a qual observa-se o fator de linearidade quanto à diferença de potencial (voltagem) através de um condutor ideal é proporcional à corrente. De forma que a constante obtida por meio da proporcionalidade chama-se resistência. Quando associamos resistores, a energização resulta em diferentes tensões e correntes que podem ser descobertos por meio da análise dos circuitos. Na combinação em paralelo os resistores conectados se sujeitam a mesma diferença de potencial entre seus terminais, estando estes interconectados por fios condutores presos pelas extremidades, de forma que estejam paralelamente ligados. Assim, se pode afirmar que a corrente é dividida pelo número de resistores, cada um recebe a mesma quantia dividida da corrente existente no circuito. O objetivo da experiência é compreender como funciona a associação de resistores como podem ser associados em série ou paralelo e as consequentes aplicações nas análises dos circuitos.

Palavras-chaves: Resistores, Série, Paralelo

  1. INTRODUÇÃO

Associar resistores é algo comum em vários sistemas, quando se deseja chegar a um índice de resistência onde apenas um resistor não é suficiente. A representação é representada pelo resistor equivalente (Req), este representa a totalidade dos resistores associados. Em um circuito os resistores podem ser associados em série ou em paralelo. Se estiverem combinados paralelamente a tensão (diferença de potencial elétrico), entre os terminais da resistência será a mesma, entretanto a corrente elétrica que percorre o circuito é dividida entre as resistências. Assim a corrente elétrica total do circuito é a resultante das correntes que passam através dos resistores. [1]

Enquanto na associação em série a corrente entre os terminais das resistências é a mesma e a tensão sob o circuito é dividida entre as resistências e a tensão total é a soma das tensões existentes em cada resistor.

Associação de resistores trata-se de um circuito organizado de resistores usado quando se quer um nível de resistência mais elevado.

Existe três espécies de associação, em paralelo, em série e mista. É por meio dessas associações que é possível encontrar um resistor equivalente. A Tensão presente em cada resistor pode ser calculada através da primeira lei de Ohm.

U=R.I

Em que:

U= Diferença de potencial elétrico (ddp), medida em Volts (V)

R= Resistência, medida em Ohm (Ὡ)

I= Intensidade da corrente elétrica, medida em Ampere (A) [1]

        A ligação em série ocorre quando os elementos do circuito, tais como resistores. Baterias e motores, são ligados em sequencia e existe um caminho apenas de corrente entre ligação em série de capacitores (em decorrência da conservação da carga, todos os capacitores ligados em série possuem uma mesma carga quando inicialmente descarregados). Em se tratando de circuitos o interesse é na corrente, ou seja, fluxo da carga por tempo.

Enquanto na ligação em paralelo cada resistor oferece um caminho alternativo para a corrente entre os pontos e a diferença de potencial (ddp) é a mesma nos terminais de qualquer um dos elementos ligados em paralelo. É denominada resistência equivalente de um conjunto. De forma que qualquer que seja a combinação de resistores pode -se encontrar um único que pode substituir toda a combinação, produzindo uma mesma corrente e ddp.

A lei das tensões nas malhas é a soma algébrica das tensões de qualquer malha de um circuito é sempre nula. [1]

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

O experimento teve os seguintes materiais utilizados:

3 lâmpadas de 15 watts

3 plugs (jumpers)

1 Multímetro

1 disjuntor

1 interruptor

1 Painel de associação mista

[pic 1]

Painel de Associação Mista (Figura 1)

[pic 2]

Multímetro (Figura 2)

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Em Série a associação de resistores é conhecida como divisor de tensão elétrica.

Nesta associação liga-se os resistores de forma continua na mesma direção e a corrente elétrica se conserva. A resistência equivalente neste estilo de circuito corresponde ao valor de um resistor dividido pelo número de resistores presentes no circuito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (236.9 Kb)   docx (124.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com