TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE 3

Casos: ATIVIDADE 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

1. AULA-TEMA 3 O CAMINHO PARA A SUSTENTABILIDADE

1.1 Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

1.2 Resposta para a primeira questão: As cinco dimensões evidênciadas pelo autor são respectivamente Econômica, Ambiental, Social, Política e Cultural. Ele nos mostra que o mundo vê ou trata a sustentabilidade econômica, ambiental e social como uma “folha” para manter um equilibrio sustentável mundial.

A primeira e mais citada e conhecida é a Sustentabilidade Ambiental, que defende o uso consciênte dos bens naturais, para que possamos assim manter um estilo de vida confortável sem prejudicar nossos ecossistemas e economia.

A próxima e também ligada a ambiental é a Econômica que visa o valor de tais recursos e que esta ligada a terceira, a Social, onde se visa educar e reeducar a sociedade para o consumo consciente.

Ainda cita as duas “folhas” adicionais, a Política e a Cultural, pois de nada adiantaria ter uma sociedade ambientalmente e econômicamente sustentável sem que se ouvesse uma educação política e social, a fim de consciêntizar a população da manutenção desses conceitos.

2. Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

2.1 Resposta para a segunda questão: Econômica, ambiental e social.

3. Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

3.1 Resposta para a terceira questão:

Decrescimento, que seria um consenso político-cultural universal.

Possibilidade de risco, ou como o autor define “uma conseqüência de uma não resposta”, ou seja, a conseqüência de se chegar a uma solução tardiamente.

4. Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

4.1 Resposta para a quarta questão: Deveria haver por parte do governo um maior investimento na concientização da população para os problemas ambientais e sociais que enfrentamos hoje sejam tratados com a devida seriedade, pois o planeta é nosso e quem deve cuidar dele somos nós. Deve se contribuir com o trabalho de empresas que investem em sutentabilidade, pois os custos envolvidos para que se mantenha um trabalho sustentável são muito altos. E para que tenhamos um planeta sustentável devemos mudar nossas atitudes hoje, para melhorarmos gradativamente, o governo deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com