TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE 4

Dissertações: ATIVIDADE 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 2

PERGUNTA 1

A sistematização aristotélica do que hoje chamamos de lógica, como disciplina, se realiza mais especificamente num grupo de textos chamados de Organnon. Neste texto Aristóteles definiu silogismo como sendo:

a.

Argumentação lógica perfeita

b.

Doutrina filosófica

c.

Discurso

d.

Negação

e.

Afirmação

0,2 pontos

PERGUNTA 2

Para Aristóteles, todo o silogismo é formado por três e só três proposições, isto é, Premissa Maior, Premissa Menor e Conclusão. A premissa menor tem como objetivo:

a.

Colocar uma realidade universal necessária fundada na substância

b.

Fazer a mediação entre o universal e o particular

c.

Sintetizar a categoria universal na categoria particular

d.

Explicar o pensamento lógico

e.

Concluir de forma perfeita

0,2 pontos

PERGUNTA 3

Se há um ponto de consenso entre os filósofos e historiadores da lógica, este é a posição eminente que goza Gottlob Frege (1848-1925). Frege é tido como um dos maiores lógicos da modernidade e, indubitavelmente, aquele que mais colaborou para o avanço no campo da lógica matemática. Sobre suas contribuições, é incorreto afirmar:

a.

Em seu pequeno livro Begriffsschrift aparece pela primeira vez o desenvolvimento axiomático inteiramente formalizado do cálculo sentencial, consistente e completo.

b.

Uma das várias contribuições importantes de Frege abrange também a quantificação de predicados ou de variáveis de classe.

c.

Sua descoberta notável consistiu em mostrar que a aritmética, e com ela boa parte da matemática, podiam ser sistematizadas a partir da lógica.

d.

Frege, ao introduzir quantificadores, axiomas e regras em seu sistema formal, acaba por obter um sistema de cálculo de predicados de primeira ordem, que é completo.

e.

O trabalho de Frege foi muito bem recebido pelos matemáticos da época, que costumavam cometer muitos erros em suas demonstrações e por isso encontraram na sistematização do raciocino matemático um grande auxílio.

0,2 pontos

PERGUNTA 4

Para Aristóteles, todo o silogismo é formado por três e só três proposições, isto é, Premissa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com