TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Trabalho Escolar: ATIVIDADE DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  915 Visualizações

Página 1 de 3

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I

DISCENTE: TÂNIA MARIA FERREIRA SIGNOR

ATIVIDADE II - Responder as questões 1 e 2 da Unidade 3.

1 – Reveja a Figura 6, nesta Unidade. Agora faça um breve relatório de como esses ambientes interagem em uma das empresas que você pesquisou na Unidade 1 e quais são as influências no funcionamento da mesma.

Vimos na figura 6 que o macroambiente, o ambiente de tarefas e o ambiente interno compõem os ambientes de uma organização.

Macroambiente:

O Macroambiente é um amplo sistema que afetam todas as organizações, abrangendo os fatores legal/político, internacional, tecnológico, econômico, social/cultural e o ambiente natural. Esses fatores podem influenciar a organização, mas são fatores que estão diretamente fora de seu controle. A esfera do macroambiente é determinada pelas variáveis que estão ao redor das organizações e que determina boa parte das decisões tomadas. Todas estas variáveis interagem entre si, e consequentemente, interagem com a empresa que necessita buscar formas de se adaptar ao seu ambiente. A monitoração do macroambiente possibilita a identificação de oportunidades e ameaças, ou seja, eventos externos sob os quais as empresas dificilmente têm controle, podendo afetar de maneira radical o futuro das mesmas de maneira positiva ou negativa.

Ambiente de tarefas:

Refere-se a fatores que interagem diretamente com a organização. Inclui fornecedores os quais lidam direto ou indiretamente, clientes, concorrentes, agências reguladoras e grupos de interesse especial (associações, sindicatos). A organização possui poderes parciais para influenciar cada uma destes setores, e por eles também são influenciadas.

Ambiente interno

O ambiente interno é composto pelos elementos internos da organização como trabalhadores, administradores, cultura, tecnologia, instalações físicas e estrutura organizacional.

Pode ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele é resultado das estratégias de atuação definidas pelos próprios membros da organização. Dessa forma, durante a análise, quando for percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao máximo; e quando for percebido um ponto fraco, a organização deve agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito.

Assim como em qualquer outra organização, a empresa estudada está sujeita a variáveis econômicas, sociais, tecnológicas, culturais, legais. Segundo o proprietário da empresa a mesma está atenta à necessidade de estudar cada variável para saber onde está atuando, e mais do que isso, conseguir se adaptar a cada mudança deste ambiente extremamente mutável e complexo. Vejamos:

“...com o passar do tempo, percebemos que havia um grande espaço a ser ocupado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com