TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE FINALPDDE

Trabalho Universitário: ATIVIDADE FINALPDDE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 6

PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO

PROJETO: CUIDAR PARA NÃO FALTAR!

DURAÇÃO: ano letivo de 2014

PÚBLICO-ALVO: gestores, professores, alunos e pais.

1 – COLETA DE DADOS

Ao realizarmos a pesquisa em uma das escolas da nossa comunidade, tivemos a oportunidade de dialogar com a equipe gestora, professores, alunos e alguns pais a respeito dos programas do livro didático, onde relataram vários aspectos positivos que vem contribuindo imensamente para o desenvolvimento educacional, entre eles podemos destacar o livro consumível para os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, promovendo o contato dos alunos com o livro desde os anos iniciais fazendo com que se tornem leitores críticos, reflexivos e com conhecimentos significativos fundamentais para a formação de um cidadão autônomo e consciente a diversos aspectos do meio social. Fala dos pais: “...é muito bom cada alunos ter o seu livro, ajuda nos estudos para avaliações e no acompanhamento dos conteúdos por nós, pais, em casa”.

Os professores ressaltaram que ultimamente os livros oferecem subsídios e facilita a prática pedagógica, como também possibilita ao educando uma melhoria no seu desenvolvimento intelectual, visto que passam por um rigoroso sistema de análise e controle do Mec.

Entretanto, os professores demonstraram indignação quanto à adulteração dos dados na escolha do livro didáticos em 2012, pois foram dias de análises e estudos para escolherem o melhor material e para surpresa de todos os livros que chegaram muitos não contemplam em nada a proposta pedagógica de ensino, ou seja, descaso com o dinheiro público.

Outro aspecto negativo é a falta de cuidado com o livro didático por parte dos alunos e seus familiares quanto ao zelo e devolução dos mesmos, tal atitude inviabiliza o trabalho para o ano letivo seguinte, já que tais livros devem ser utilizados por três anos.

Segundo a gestora da instituição no ano passado foi muito difícil, visto que muitos livros não foram devolvidos, uma vez que, não se pode coletar em outras escolas devido ao problema da alteração da escolha do livro. Várias escolas do município receberam coleções diferentes e embasadas por informações do MEC, só poderão trocar de coleções no ano de 2015 quando haverá nova análise para escolha do livro didático.

2– JUSTIFICATIVA

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. Após a avaliação das obras o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas que escolhem entre os títulos disponíveis aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.

O programa é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o MEC adquire e distribui livros para todos os alunos de um segmento, que pode ser: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental ou ensino médio, com exceção dos livros consumíveis. Os livros distribuídos deverão ser conservados e devolvidos para serem utilizados por outros alunos nos anos subsequentes.

Para que esta durabilidade se efetive é necessário que haja uma ação conjunta entre todos os envolvidos no processo: equipe gestora, professores, alunos e pais, enfim todos da comunidade escolar devem desenvolver ações que estimulem e conscientização sobre o cuidado e devolução dos exemplares para garantir que os novos alunos matriculados no ano letivo subsequente possam desfrutar dos livros em boas condições de uso e estado de conservação e zelar para que não faltem.

Sendo assim, o projeto: Cuidar para não faltar! Será mais uma proposta didática promovida com o propósito de que o ato de cuidar, zelar e devolver o livro didático envolve aprendizagem, o exercício da cidadania e da ética, ingredientes necessários ao bom convívio social e, sobretudo desenvolver o senso de responsabilidade quanto à preservação do patrimônio público.

2.1– OBJETIVO GERAL

Desenvolver bons hábitos quanto ao cuidado, conservação e preservação durante o manuseio do livro didático, bem como, reconhecê-lo como um bem público e que deve ser devolvido ao final de cada ano letivo e/ou quando o aluno for transferido de uma escola para outra, possibilitando o seu uso posteriormente para outros alunos que vierem a ser matriculados na instituição.

2.1.1– OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Promover palestras para pais e alunos quanto ao cuidado durante o manuseio dos livros didáticos.

• Incentivar os alunos à participação no processo de conservação e devolução do livro didático;

• Construir coletivamente um “Contrato Didático” com os alunos, tendo como foco o cuidado e preservação do livro.

• Estabelecer prazos para que todos os livros sejam encapados.

• Formar uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com