TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE FÍSICA

Pesquisas Acadêmicas: ATIVIDADE FÍSICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2014  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho falará sobre três aspectos que envolvem as pessoas: atividade física, exercício físico e musculação. Explicará o conceito de cada um, para que servem, bem como os seus benefícios, não só para a saúde física, mas também para a saúde mental, pois a prática regular de exercícios e atividades físicas acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo.

2. ATIVIDADE FÍSICA

De acordo com a WHO, a atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. A inatividade física (falta de atividade física) foi identificada como o fator de risco para a quarta maior mortalidade global (6% das mortes em todo o mundo). Além disso, inatividade física é estimada como sendo a causa principal de aproximadamente 21-25% dos cancros do cólon e da mama, 27% de diabetes e aproximada mente 30% da carga isquêmica cardíaca doença.

A “atividade física” não deve ser confundida com “exercício”. Exercício é uma subcategoria da atividade física que é planejada, estruturada, repetitiva e proposital no sentido de que a melhoria ou manutenção de um ou mais componentes da aptidão física é o objetivo. A atividade física inclui o exercício, bem como outras atividades que envolvem o movimento corporal e são feitas como parte de jogar, trabalhar, transporte ativo, tarefas domésticas e atividades recreativas.

Aumentar a atividade física não é apenas um problema individual. Por isso, exige uma base populacional multidisciplinar e uma abordagem culturalmente relevante.

Segundo COLBERG (2003), a Atividade Física ajuda a ganhar músculos e a perder gordura, diminui o apetite, faz com que você coma mais sem ganhar gordura, melhora o humor, reduz o estresse e a ansiedade, aumenta o nível de energia, melhora a imunidade, torna as articulações mais flexíveis e melhora a qualidade de vida.

A aptidão física traz benefícios inegáveis para a saúde de todas as pessoas. Quem pratica exercícios moderados regularmente corre menos risco de ter problemas crônicos de saúde como doenças cardíacas, obesidade, hipertensão, diabetes tipo II, certos tipos de câncer e outros distúrbios metabólicos.

Níveis regular e adequado de atividade física em adultos podem reduzir o risco de hipertensão, doença coronariana, acidente vascular cerebral, diabetes, mama e câncer de cólon, depressão e do risco de quedas além de melhorar a saúde óssea e funcional.

2.1 Principais Benefícios da Atividade Física

-Melhoria da aptidão cardíaca;

-Melhoria da aptidão pulmonar;

-Melhoria da força muscular;

-Prevenção de doença coronariana;

-Regressão da aterosclerose;

-Tratamento das doenças cardíacas;

-Prevenção de AVCs;

-Prevenção de vários tipos de Câncer.

2.2 Principais Mudanças no Organismo

- Melhoria do humor;

- Diminuição do estresse mental;

-Prevenção e alívio da depressão;

-Redução da ansiedade;

-Aumento da autoestima;

-Redução de hábitos não saudáveis;

-Melhoria da qualidade do sono;

-Prevenção do ganho de peso;

-Manutenção do peso perdido.

3. EXERCÍCIO FÍSICO

Exercício físico é uma forma de atividade física realizada repetidamente e por um tempo determinando visando atingir um objetivo específico. É, na verdade, uma espécie de atividade física planejada. Mas todos eles devem ser realizados com orientação médica, principalmente no caso de idosos, gestantes e deficientes físicos.

3.1 BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS

Melhora a capacidade pulmonar, fazendo com que a respiração seja mais eficiente;

Melhora o funcionamento do coração;

Reduzem o colesterol e a pressão arterial, considerados fatores de risco para a artéria coronariana;

Atua na perda de peso, reduz a gordura e aumenta a massa muscula;

Melhora o controle dos níveis de açúcar no sangue;

Reduz os riscos de osteoporose e fraturas na velhice;

Reduz obstrução nas paredes dos vasos sanguíneos;

Aumenta a expectativa de vida e reduz os riscos de morte súbita;

Aumenta a força, a resistência e a flexibilidade;

Auxilia a manter o peso;

3.2 PRINCIPAIS EXERCÍCIOS FÍSICOS

Cada exercício físico tem um objetivo específico, mas todos são atividades físicas, por isso são recomendados. Os principais exercícios são os seguintes:

Caminhada – indicada para quem está iniciando a rotina de exercícios. Queima gordura, promove bem-estar e promoverá melhorias na saúde;

Corrida – ótimo exercício, por ser completo e exercitar todo o corpo;

Musculação – exercício praticado por quem deseja fortalecer e definir a musculaturas. Também traz muitos benefícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com