TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

Pesquisas Acadêmicas: ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

Falta de ar, dores musculares, boca seca, muito suor, sintomas normais para muitas pessoas que se habilitam a prática da atividade física, como se fizesse parte do ritual da prática do exercício físico.

Esta ideia continua amplamente difundida, associando a experiência da dor e do desconforto à aquisição de um bom condicionamento físico. Sem sofrimento não há beneficio cardiovascular ou ganho de massa muscular, nem perda de peso corporal.

Baseado nestas ideias, é muito comum certa aversão à pratica esportiva, levando ao sedentarismo.

Existe uma grande diferença entre a prática de atividade física e o treinamento desportivo.

No treinamento desportivo a preparação não esta voltada apenas para a saúde, mas visa a prática esportiva de competitiva, onde a busca por medalhas e recordes é o objetivo final.

Apesar desta diferença tão eminente entre as duas práticas, as pesquisas não mostram grandes diferenças quando tratamos da incidência de doenças graves.

A atividade física apresenta diversos efeitos benéficos ao organismo, sendo recomendada como uma estratégia de promoção da saúde para a população. Entretanto vários estudos mundiais incluindo o Brasil apontam para um elevado índice de sedentarismo em todos os grupos etários, variando de 50% a mais de 80% na população mundial (MENDES et al., 2006). Atualmente vários estudos têm sido amplamente divulgados e discutidos na literatura científica a respeito dos benefícios da prática da atividade física associados à saúde e ao bem-estar, assim como os riscos que predispõe ao aparecimento e ao desenvolvimento de disfunções orgânicas relacionadas ao sedentarismo. Vários estudos destacam que hábitos de atividade física, incorporados na infância e adolescência possivelmente possam transferir-se para idades adultas (GUEDES et al., 2001).O aumento da obesidade e sobrepeso na população brasileira é indicativo de um comportamento epidêmico, com base em estudos realizados nas últimas três décadas, sendo que está ocorrendo um aumento gradativo de sobrepeso e obesidade desde a infância até a idade adulta. O tratamento convencional tem como base à redução na ingestão calórica, aumento do gasto energético, modificação comportamental e envolvimento familiar no processo de mudança (SBEM, 2005); (OLIVEIRA e FISBERG, 2003). A atividade física pode ser definida como qualquer movimento produzido pelos músculos esqueléticos que resulte em gasto energético. A atividade física contribui consideravelmente para a economia dos gastos em saúde pública, pois auxilia na prevenção e no tratamento direto para saúde dos efeitos deletérios decorrentes do sedentarismo. Em algumas regiões do Brasil a prevalência de sedentarismo em adultos é em torno de 70%. Poucos estudos ainda são encontrados sobre o nível de atividade física em crianças e adolescentes na literatura brasileira (JOVENESI et al., 2004).

Sabemos que as doenças estão ligadas à questão genética, porém muitas delas podem ser evitadas através de uma vida saudável e ativa. O sedentarismo está intimamente relacionado às doenças e por isso devemos nos exercitar para que tenhamos qualidade de vida e saúde em abundância.

Abaixo, apresenta-se um descritivo com os principais benefícios obtidos com a prática de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com