TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR UNOPAR

Artigo: ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR UNOPAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  7.815 Palavras (32 Páginas)  •  2.779 Visualizações

Página 1 de 32

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ATIVIDADE INTERDISCIPLINA INDIVIDUAL

DIAMANTINA

2012

ATIVIDADE INTERDISCIPLINA INDIVIDUAL

Atividade Interdisciplinar apresentada à UNOPAR Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração de Empresas para as disciplinas de Gestão de Pessoas, Operações e Logistica, Estratégia de Marketing e Administração de Produção.

Orientadores: Samara Headley, Thiago Bazoli,Alexandre Cabral e Administração de Produção.

DIAMANTINA

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO.................................................................................................4

CONCLUSÃO............................................................................................................11

REFERENCIAS..........................................................................................................12

INTRODUÇÃO

Este trabalho, trata-se de uma atividade interdisciplinar que aborda as disciplinas da grade curricular do sexto semestre do Curso de Administração de Empresas – Unopar- Diamantina.

Assim sendo, a partir das teorias aprendiadas nas tela-aulas e aulas atividades, foi possivel contemplar aspectos importantes e a partir de um case proposto pelos professores, apresentar respostas para as treze problematizações apresentadas.

Entender o processo de planejamento controle e produção de uma empresa como a Marcopolo, é uma experiência rica e gratifcante, pois, refletimos acerca dos inúmeros processo que envolvem tal prática, articulando a necessidade de um trabalho conjunto com o departamento de operação e logistica, gestão de pessoas, marketing, dentre outros.

O presente trabalho tem por objetivo apresentar respostas para algumas questões propostas acerca de um estudo de caso da empresa Marcopolo líder mundial na fabricação de carrocerias de ônibus, com sede no Rio Grande do Sul.

A partir de um estudo de caso muito interessante, foi possivel analisar inúmeros aspectos abordados nas disciplinas do sexto semestre do Curso de Bacharelado em Administração de Empresas e ainda entender e refletir sobre a importância do Processo de Planejamento, Controle e Produção, bem como, das demais ferramentas e práticas a ela relacionados para que se obtenha de fato o exito dos resultados organizacionais.

DESENVOLVIMENTO

Inputs transformados, inputs de transformação, outputs, ambiente,Planejamento e Controle da Produção e Projeto em Gestão da Produção estão presentes na Marcopolo?

Sim ou não? Justifique sua resposta com exemplos do estudo de caso

Sim. A partir do estudo de caso da empresa Marcopolopo é notório que a mesma apresenta um exímio planejamento de controle e produção, considerando aqui, que é justamente tal prática que a torne crescente, sólida e bem posicionada em seu segmento de mercado.

A partir do estudo de caso, encontramos inúmeras citações que confiram a exitencia de um Planejamento e Controle de Produção e Projeto em Gestão de Produção.

Uma das maiores fabricantes mundiais de carrocerias de ônibus, a Marcopolo é líder no Brasil, e a sua posição é mantida graças à preocupação com o desenvolvimento tecnológico. Há 55 anos mantém suas atividades de forma ineterrupta, tendo nesse periodo produzido mais de 150 mil onibus. A capacidade totanl da empresa é de 110 onibus por dia.

As inovações de produtos e processos foram fundamentais para o sucesso no exterior, tanto a partir de exportações como na instalação de fábricas próprias.

Na área de desenvolvimento trabalham engenheiros e projetistas para atender à demanda de cada cliente, com mais de 50 opções de bares ebanheiros e 20 cores para forrosA flexibilidade permite que a Marcopolo fabrique produtos especiais como o que serve ao cantor Roberto Carlos em suas turnês. ônibus do “Rei” tem camarim e altura certa para se encaixar atrás dos palcos.

Apartir das citações apresentadas no próprio texto para estudo, entendemos que a Marcopolo busca na função do Planejamento e Controle de Produçao planejar e programar a produção e as operações da empresa, bem como as controla adequadamente, objetivando aumentar a eficiência e a eficácia através da administração da produção.

Neste contexto, podemos considerar que o planejamento numa fábrica como a Marcopolo, será responsável pela coordenação e aplicação de recursos produtivos de forma a atender da melhor maneira possível os planos estabelecidos em níveis estratégico, tático e operacional, resultando inclusive na verticalização da produção.

A capacidade total de produção da Marcopolo é de 110 ônibus/dia. Para essa capacidade de produção, existe uma demanda que pode variar. Quais os métodos alternativos que a Marcopolo pode considerar para poder responder às flutuações na demanda?

A empresa mantém boas alianças com fornecedores e trabalha também com sistemas justintime o que favorece para ajudar os planejamentos de controle e produção segundo as variações das demandas.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.4 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com