TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE - LODOS ATIVADOS

Trabalho Universitário: ATIVIDADE - LODOS ATIVADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 3

Faça um resumo das funções das bactérias que compõem o sistema.

R: em um sistema de tratamento de esgotos as bactérias são os principais constituintes dos flocos biológicos, o equilíbrio entre bactérias formadoras de flocos e as filamentosas é determinante para os mesmos apresentarem estrutura compacta e robusta. Aa bactérias são responsáveis pela remoção da poluição dissolvida nos efluentes líquidos, tratando-se de microrganismos com tamanho de 0,5; 0,6 mm. Podemos visualizar as bactérias através de um microscópio em forma de bastonetes, cocos, espirais e vírgulas.

São responsáveis por aproximadamente 95% da adsorção dos sólidos suspensos e dissolvidos do efluente e produzindo enzimas que degradam estas substancias em fragmentos que possam ser assimilados pelas células. Quando os fragmentos são absorvidos pelas células eles servem como nutrientes para promover o crescimento das bactérias.

3 Tipos de Bactérias:

Bactérias Livres: responsáveis pela maioria dos casos em que o efluente apresenta elevados teores de turbidez, multiplicando-se na fase liquida do sistema biológico sem associar-se ao aglomerado das bactérias formando o floco biológico. Pode prejudicar o processo de depuração dos efluentes pela elevada demanda de oxigênio que provocam.

Bactérias formadoras de flocos: agrega-se em grupos, formando o floco biológico pesado e bem formado, sedimenta com rapidez e pode ser removido do sistema (decantador secundário). São bactérias de diferentes espécies incluindo Pseudômonas, Achoromobacter, Flavobacterium, Alcaligenes, Arthrobacter, Citromonas e Zoogloea. O que permite as bactérias ficarem juntas como uma “gosma” é um muco (polímero de polissacarídeos) facilitando a adsorção das partículas em suspensão.

Bactérias Filamentosas: responsáveis pela má formação do floco biológico, causando problemas como o “bulking” e o floco abeto, a presença desses filamentos é essencial para a formação de um floco estrutural firme e estável.

Qual a função dos protozoários no sistema?

R: A função dos protozoários é a clarificação do sobrenadante. Os organismos alimentam-se de bactérias livres e de fragmentos de flocos (flocos pinpoint) ambos causa a turbidez porque não sedimentam no decantador secundário.

Uma dos mecanismos de controle do processo é a proporção F/M. Sabendo que o ideal é que esta razão se encontre entre 0,07 e 0,45. Faça uma avaliação de uma ETE que está operando com vazão de efluente primário de 4400 m3/dia, DBO do efluente primário de 2500 mg/L, com volume do tanque de aeração de 4374 m3 e Sólidos em Suspensão no Tanque de aeração 3500 mg/L e, caso necessário, explique que medidas corretivas poderiam ser tomadas.

Q = 4400 m³/L

So = 2500 mg/L = 2500 g/m³

V = 4374 m³

Xv = 3500 mg/L = 3500 g/m³

F/M= (4.400 × 2.500)/(4.374 × 3.500)= (11.000.000 Kg DBO)/(15.309.000 Kg SSV.dia)=0,72

A razão nesse caso é de 0,72 e está acima do ideal de 0,07 a 0,45, para adequar a relação não apropriada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com