TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lodo Ativado

Casos: Lodo Ativado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  4.151 Palavras (17 Páginas)  •  1.167 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO: O sistema de lodos ativados é amplamente utilizado, em nível mundial, para o tratamento de águas residuárias domésticas e industriais, em situações em que uma elevada qualidade do efluente é necessária e a disponibilidade de área é limitada. O princípio do processo baseia-se na oxidação bioquímica dos compostos orgânicos e inorgânicos presentes nos esgotos, medida por uma população microbiana diversificada e mantida em suspensão num meio aeróbico. Os lodos ativados são os flocos produzidos num esgoto bruto ou decantado pelo crescimento de bactérias zoóeleas ou outras, na presença de oxigênio dissolvido, e é acumulado em concentração suficiente graças ao retorno de outros flocos previamente formados. Este processo pode ter vários fluxos como, seqüencial em batelada e aeração prolongada (contínuo), utilizando-se sistemas de aeração nos dois processos.

PALAVRAS-CHAVES: lodos; microrganismos; efluentes.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6

2.1. Lodos ativados e seu conceito de processo 6

2.2. Evolução Histórica 7

2.3. Características e variação de processo 8

2.3.1. Classificação dos Lodos Ativados quanto à Idade do Lodo 9

2.3.2. Classificação dos Lodos Ativados quanto ao Fluxo Contínuo (Convencional) e Fluxo Intermitente (Batelada) 9

2.4. Vantagens e Desvantagens 11

2.5. Sistema de Aeração 12

2.6. Reator Seqüencial em Batelada 13

2.7. Aeração Prolongada 14

2.8. Valos de Oxidação 16

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

4. REFERÊNCIAS 18

1. INTRODUÇÃO

Existe hoje uma grande preocupação em relação ao grau de tratamento e ao destino final dos esgotos, as suas conseqüências sobre meio ambiente, a qualidade das águas e aos seus usos e benefícios. Tendo em conta esses aspectos, os estudos, critérios, projetos, relativos ao tratamento e à disposição final dos esgotos, deverão ser precedidos de cuidados especiais que garantam o afastamento adequado dos esgotos e, igualmente, a manutenção e melhoria dos usos e da qualidade dos corpos receptores (FERREIRA & CORAIOLA, 2008).

O sistema de lodos ativados é amplamente utilizado, em nível mundial, para o tratamento de águas residuárias domésticas e industriais, em situações em que uma elevada qualidade do efluente é necessária e a disponibilidade de área é limitada. No entanto, o sistema de lodos ativados inclui um índice de mecanização superior ao de outros sistemas de tratamento, implicando em operação mais sofisticada. Outras desvantagens são o consumo de energia elétrica para aeração e a maior produção de lodo (Sperling et al, 2000).

O tratamento por lodo ativado é um processo biológico para purificação de esgotos domésticos e efluentes líquidos industriais onde a matéria orgânica na presença de oxigênio dissolvido, sob agitação mecânica, é consumida pela ação de microrganismos específicos, estes consomem a matéria orgânica, gerando o “lodo ativado” ou “lodo biológico”. Em virtude do crescimento da colônia de microrganismos consegue-se a remoção ou a diminuição do teor de matéria orgânica biodegradável presente nos efluentes. (BARRETO, CASAN, 2014).

Os processos biológicos foram concebidos para serem aplicados na remoção de material orgânico carbonáceo, geralmente medido em termos de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) / Demanda Química de Oxigênio (DQO), nitrificação, desnitrificação, remoção de fósforo e estabilização do lodo gerado no sistema primário e secundário, possibilitando, assim, a correção das características indesejáveis dos esgotos e sua disposição final, de acordo com as regras e critérios definidos pela legislação ambiental (FERREIRA & CORAIOLA, 2008).

O princípio do processo baseia-se na oxidação bioquímica dos compostos orgânicos e inorgânicos presentes nos esgotos, medida por uma população microbiana diversificada e mantida em suspensão num meio aeróbico. A eficiência do processo depende, dentre outros fatores, da capacidade de floculação da biomassa ativa e da composição dos flocos formados (Bento et al, 2005).

Assim, este trabalho tem como objetivo principal a descrição detalhada do processo de obtenção de lodos ativados, assim como suas variações, vantagens, desvantagens e todas as etapas que devem ser realizados para realização deste processo.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1. Lodos ativados e seu conceito de processo

Os lodos ativados são os flocos produzidos num esgoto bruto ou decantado pelo crescimento de bactérias zoóeleas ou outras, na presença de oxigênio dissolvido, e é acumulado em concentração suficiente graças ao retorno de outros flocos previamente formados (SILVA, 2009).

É um processo de tratamento biológico aeróbio de crescimento disperso, no qual microrganismos crescem e removem matéria orgânica solúvel. É um processo flexível e confiável, capaz de produzir um efluente de alta qualidade.

A matéria orgânica biodegradável no efluente é removida, pelo processo de lodos ativados, via metabolismo microbiológico em presença de oxigênio no tanque de aeração, seguida de uma fase de separação de microrganismos no decantador secundário (Sperling et al, 2000).

O sistema de lodos ativados é amplamente utilizado para o tratamento de despejos domésticos e industriais, principalmente em situações que exigem alta qualidade de efluentes tratados, mas onde há pouca disponibilidade de área. No entanto, são sistemas com uma maior mecanização e maior gasto de energia do que outras tecnologias de tratamento biológico.

No sistema de lodos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com