TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PÓS GRADUAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Casos: ATIVIDADE PÓS GRADUAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 2

4) Quais as relações entre a política econômica mais geral e o comportamento do mercado de trabalho?

Um processo de desenvolvimento econômico é marcado pela existência de crescimento do bem estar econômico, que pode ser quantificado através de indicadores de natureza econômica, como por exemplo: Produto nacional total e produto nacional per capita;

Reduções nos níveis de pobreza, desemprego e desigualdades; além de melhorias nas condições de saúde, educação, nutrição, moradia e transporte.

Portanto, o estímulo ao desenvolvimento econômico tende a refletir na redução das desigualdades, que, por sua vez, requer redução do número de trabalhadores paupérrimos, que, apesar de terem um emprego em tempo integral, vivem em condições precárias, devido ser precária também sua remuneração.

Regiões de periferia que possuem sistemas educacionais e culturais debilitados tendem a ser depositários de atividades de baixa qualificação, baixos salários e baixa qualidade de vida, realimentando o processo de exclusão.

O comportamento do mercado de trabalho tende a acompanhar a mesma dinâmica cíclica do crescimento da economia. Quando a atividade econômica recupera o fôlego, as dispensas reduzem com a criação dos novos postos de trabalho, mas o número de pessoas que deixam seus empregos em busca de outro melhor é maior. Nos períodos de recessão, aumenta o número de trabalhadores que perdem o emprego, e reduz o número dos que largam o emprego, pois o mercado está mais difícil. Conclui-se, portanto, que o mercado de trabalho está intimamente relacionado ao contexto econômico, não podendo ser analisado de forma isolada, uma vez que modificações em algumas variáveis como salários, desemprego e rotatividade, dependem, basicamente, do nível da atividade econômica e do padrão de desenvolvimento econômico.

Resposta do BLOG:

A política econômica desempenha uma função normativa no tocante à situação econômica. O caráter, a orientação social e a extensão da influência que a política econômica exerce são na sua totalidade determinadas pelo regime político-social e pelas leis objetiva do seu desenvolvimento. Tais objetivos podem resumir-se a partir das três funções do Estado: a função de atribuição, com o fim de criar condições favoráveis ao crescimento e ao desenvolvimento econômicos; a função de redistribuição, a incidir sobre a repartição dos rendimentos, justificada por um interesse que deveria ser coletivo; a função de estabilização que tem a ver com a regulação conjuntural da atividade econômica. Por vezes, os objetivos pretendidos são contraditórios, estão sujeitos a restrições que impedem de os levar à prática ou dependem de condições históricas favoráveis à sua concretização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com