TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES AQUÁRTICAS

Dissertações: ATIVIDADES AQUÁRTICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 2

1) Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estreita

1. com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais

2. justificam a afirmação dessa aproximação?

2) Com base nas informações estudadas, trace a trajetória histórica do desenvolvimento

3. do ato de nadar e da natação. Associe a esta linha histórica os principais pensamentos

4. associados ao nadar e à natação.

3) Qual a importância do ensino histórico do nadar e da natação para o desenvolvimento

do conteúdo "atividades aquáticas"?

1. Se olharmos a Terra do espaço, observaremos que sua maior parte é composta por água. É compreensível, portanto, o fato de o ser humano ser obrigado a se relacionar com o meio líquido de alguma maneira, desde o início de sua inserção no planeta. Grande parte das civilizações e mesmo qualquer habitat natural se desenvolveram ao redor de lagos, rios, mares e oceanos devido à fartura de alimentos nesses locais. Para que o ser humano tivesse acesso a esses alimentos, ele precisou perder seu medo e entrar na água. Aprender a se locomover na água, portanto, foi uma questão de sobrevivência, na qual o ser humano tinha que atacar para conseguir o seu alimento ou fugir de algum animal predador, o meio aquático é quase o nosso habitat natural, afinal, também no ato da concepção da vida os espermatozóides “nadam” até o óvulo para fecundá-lo e, desde a gestação, o ser humano está envolto pelo meio líquido.

2. Desde os primórdios, os indivíduos já utilizavam com muita freqüência este ambiente, seja para recolher um alimento, seja para fugir de um perigo, atirando-se na água e deslocando-se. Estava constituído ali o ato de nadar, ou seja, de mover-se na água ou sustentar-se sobre ela, usando recursos do próprio corpo. Nadar compreende formas diversificadas de manifestações do sujeito na água. Para Andries Junior; Pereira; Wassal, 2002: “a natação carrega um caráter desportivo de busca, por meio de movimentos técnicos estabelecidos, visando elevados resultados rumo à vitória”, dicionários e manuais de natação destacam que a natação é uma atividade física que consiste em movimentar braços e pernas para fazer deslocamento dentro da água (VIEIRA; FREITAS, 2006). Catteu e Garoff (1990) afirmam o conceito de que “toda prática de atividade humana na água e na sua superfície, que exclui uma subordinação permanente à utilização de acessórios ou de artifícios para atingir uma autonomia sempre maior face ao meio e que se exprime por um desempenho” (p. 65), não inclui nem exclui obrigatoriamente a prática esportiva.

3. Conseguimos entender a relação do ser humano com o meio liquido. Antes o que era só para sobrevivência se tornou também atividades aquáticas com caráter esportivo, e vem crescendo muito, pois melhora os aspectos cognitivo, psicomotor, social/afetivo, psicossocial, físico/motor, fisiológico (antropométrico/metabólico), recreativo e relacionado com a saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com