TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRATICAS

Trabalho Escolar: ATIVIDADES PRATICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Toda organização é constituída e se desenvolve a partir de decisões que, no seu conjunto, singularizam a sua identidade e determinam cada uma de suas opções.

Num ambiente econômico caracterizado pela escassez de recursos, são as decisões, tomadas em todos os níveis da organização, que determinam ou não a utilização adequada de tais recursos para a consecução dos seus objetivos. É, portanto, nas decisões e nas ações desencadeadas pela empresa, que reside à chave para a obtenção da eficácia da organização – o grau para atingir o seu objetivo.

As decisões na empresa são influenciadas por diversas variáveis, entre as quais se incluem valores próprios de cada gestor, as pessoas no seu dia-a-dia ou em situações especiais tomam decisões diferentes umas das outras. Mesmo diante de um mesmo problema, de alternativas idênticas em cenários iguais, às opções recairão sobre caminhos, se não opostos, pelo menos bem diferenciados. Isso ocorre por que cada pessoa percebe a realidade de uma forma específica, reflexo de um quadro de referências resultantes de suas experiências de vida, além da influência dos aspectos culturais, crenças e valores, formação intelectual, informação acumulada, convívio com grupos sociais etc.

Por outro lado, a obtenção da eficácia está condicionada ao direcionamento integrado das decisões tomadas pelos diversos gestores, convergindo para os objetivos da organização. A Galderma apresenta como uma empresa que esta em busca de inovações, procura manter o foco para analise de seus produtos.

Neste trabalho iremos abordar a maneira como o sistema integrado ERP da empresa funciona, de quais maneiras ele auxilia os colaboradores da organização e quais são as melhorias que poderiam ser adotadas para melhorar o fluxo de informações e o nível de confiabilidade do sistema como um todo.

Fundamentação teórica

CULTURA DA INFORMAÇÃO

Para falar sobre o papel do Administrador do Sistema de Informações. Tal administrador não é uma pessoa isolada do meio onde atua: ele faz parte do meio, do ambiente e, portanto, ele faz parte de um todo maior que é a organização. E toda e qualquer organização possui o que se denomina cultura onde há um conjunto de crenças de valores, de princípios geralmente comuns à maioria das pessoas que nela trabalham.

Ralph M. Stair (2002:4) afirma a cultura da informação é vital para a empresa que quer mudar, isto é, para a empresa que quer ajustar-se para superar ameaças reais ou potenciais, internas ou externas; para a empresa que quer adequar-se aos novos mercados, aos desafios da economia. Ralph M. Stair afirma, assim, que a cultura da informação é algo importante para as organizações.

A cultura da informação para Ralph M. Stair é o conjunto de valores, atitudes e comportamentos que influenciam na forma como as pessoas, dentro da organização, avaliam, aprendem, recolhem, organizam, processam, comunicam e utilizam a informação. É a forma, portanto, como as pessoas lidam ou encaram a informação; a importância que atribuem a ela E adverte: a cultura da informação não é apenas uma parte da cultura organizacional.

Gestão dos Sistemas de informação

Para melhor compreensão do conceito da gestão do sistema da informação,

• Kenneth C. Laudon E JANE C.LAUDON(2004), define a gestão dos sistemas de informação compreendem gerenciar de uma forma assertiva e coerente os conjuntos de componentes que dentro de uma organização os sistema devem se inter-relacionarem com o objetivo de extrair, processar, armazenar e distribuir informações visando apoiar a Tomada de decisão. Os sistemas de informações possuem dados sobre pessoas, Locais, itens relevantes para as organizações como também dados do ambiente externo e interno que as cercam.

Três atividades em um sistema de informação caracterizam a produção de informações úteis para as pessoas nas organizações são: a Entrada, o processamento e a saída. Na entrada, os dados são inseridos nos bancos de dados; no processamento se realiza a conversão dos dados para uma forma que dê significado para as organizações; e na saída as informações são disponibilizadas às pessoas que as utilizam.

• Segundo Freitas. (1997):

A importância da informação dentro das organizações aumenta de acordo com o crescimento da complexidade da sociedade e das organizações.

Em todos os níveis organizacionais (operacional, tático e estratégico), a informação é um recurso fundamental (FREITAS et al., 1997, p. 24).

• Mclean e Wetherbe (2004). Segundo eles, em cada área da organização existem tarefas ou funções a serem realizadas e que normalmente são repetitivas ou rotineiras, porém fundamentais como, por exemplo, a confecção de folha de pagamento dos funcionários e o faturamento (emissão de nota fiscal).

Para realização destas tarefas as empresas utilizam os sistemas de informação.

Complementam afirmando que os sistemas de informação possibilitam que os dados sejam transformados e conhecimento de maneira econômica.

• Para Rezende (2007), sistemas são conjuntos de partes que interagem entre si em busca de um determinado objetivo. Em informática, é um conjunto de componentes, software, hardware, pessoas e recursos integrados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com