TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATP DE ADMINISTRAÇÃO

Dissertações: ATP DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

Na consideração dos grandes níveis organizacionais podem-se distinguir três tipos de planejamentos:

• Planejamento estratégico

• Planejamento tático

• Planejamento operacional

Planejamento estratégico: Atua de forma isolada, é insuficiente, uma vez que o estabelecimento de objetivos em longo prazo, bem como o seu alcance, resulta em uma situação nebulosa, pois não existem ações mais imediatas que operacionalizem o planejamento estratégico. A falta desses aspectos é suprida por meio do desenvolvimento e implantação dos planejamentos táticos e operacionais de forma integrada. O planejamento estratégico é conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela organização, com vistas a obter um nível de otimização na relação da organização com o seu ambiente.

O planejamento estratégico é, normalmente, de responsabilidade dos níveis mais altos da organização e diz respeito tanto à formulação de objetivos, quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para a sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à organização e sua evolução esperada. Também considera as premissas básicas que a organização, como um todo, deve respeitar para que o processo estratégico tenha coerência e sustentação decisória.

Planejamento estratégico: Mapeia todo o ambiente e avalia as forças e limitações da organização:

- Envolve toda a organização;

- Direciona o planejamento em longo prazo;

- Focaliza o futuro e o destino da organização;

- Desenvolve ação global e perspectiva de crescimento.

Para Fischmann, “Planejamento Estratégico é uma técnica administrativa que, por meio da análise de um ambiente de uma organização, cria a consciência da suas oportunidades e ameaças dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, por meio desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar os riscos”.

Já para Oliveira, “Planejamento Estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando à otimização do grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada. (...) É, normalmente, de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas da empresa e sua evolução esperada”.

Oliveira complementa dizendo que o “Planejamento estratégico é a metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela empresa, visando à maior interação com o ambiente”. Destaca-se, então, que o planejamento estratégico refere-se à formulação de objetivos até a seleção de ações a serem seguidas para a sua consecução, levando em conta as condições da empresa, sendo estas, internas ou externas, em que a responsabilidade maior se dará em níveis mais altos.

Planejamento tático: Tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a organização como um todo. Portanto, trabalha com decomposição dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico. Este planejamento é desenvolvido em níveis organizacionais inferiores, tendo, como principal finalidade, a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientadas para o processo decisório da organização.

Planejamento estratégico: Mapeia todo o ambiente e avalia as forças e limitações da organização:

- Envolve toda a organização;

- Direciona o planejamento em longo prazo;

- Focaliza o futuro e o destino da organização;

- Desenvolve ação global e perspectiva de crescimento.

Para Fischmann, “Planejamento Estratégico é uma técnica administrativa que, por meio da análise de um ambiente de uma organização, cria a consciência da suas oportunidades e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com