TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPES DE ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Trabalho acadêmico: ATPES DE ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.424 Palavras (10 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – UNIAN/SP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

TÍTULO:

ATPS DE ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS – apresentado à Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN/SP como exigência parcial para aprovação na disciplina de Ética e Relações Humanas no Trabalho sob a orientação do Professora Ms.Soraia.

Osasco

2014

Sumário

Introdução:..................................................................................................................................3

ETAPA 1 - INTRODUÇÃO A ÉTICA. PREDISPOSIÇÃO ÉTICA.........................................4

ETAPA 2 - CONCIÊNCIA ÉTICA............................................................................................6

ETAPA 3 – MODELO DE GESTÃO ÉTICA 7

ETAPA 4 – REPENSANDO A ÉTICA....................................................................................10

CARTILHA DE CONDUTA ÉTICA.......................................................................................11

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................................18

Bibliografia:..............................................................................................................................19

INTRODUÇÃO

Depois de definir a primeira parte da “Cartilha de Conduta Ética” a qual tem como objetivo aprimora a conduta e consolidar a imagem da empresa na sociedade; a segunda parte da “Cartilha de Conduta Ética” vai dar continuidade nas orientações da conduta humana dentro da organização.

Iremos também identificar quais recursos serão utilizados para finalização da “Cartilha de Conduta Ética” ilustrando com imagens para melhor entendimento de possíveis situações.

INTRODUÇÃO A ÉTICA. PREDISPOSIÇÃO ÉTICA

O que é ética?

R: A ética construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da filosofia, a ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

Qual é o papel da ética no cotidiano do profissional da sua área?

R: A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho; é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários.

O que é moral ?

R: Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. As regras definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas, sendo uma palavra relacionada com a moralidade e com os bons costumes. Está associada aos valores e convenções estabelecidos coletivamente por cada cultura ou por cada sociedade a partir da consciência individual, que distingue o bem do mal, ou a violência dos atos de paz e harmonia. A moral é um conjunto de conduta; é o “TU DEVES”, ao longo do tempo vai se modificando, evoluindo, por que está aberta a novos conceitos e criticas.

O que é pratica moral na sociedade?

R: Os princípios morais como a honestidade, a bondade, o respeito, a virtude etc., determinam o sentido moral de cada individuo. São valores universais que regem a conduta humana e as relações saudáveis e harmoniosas. A moral orienta o comportamento do homem diante das normas instituídas pela sociedade ou por determinado grupo social.

Compare ética e moral? (diferenças e semelhanças)

R: A Ética é a "vida mora pensada", pois reflete criticamente o que a moral estabelece. A moral é o conjunto de regras concretas. A ética é a disciplina filosófica onde refleti criticamente a moral, para assim por em pratica se for o correto. A ética é importante por que respeita os outros e a dignidade humana, ética é o que todos temos só falta desenvolver e acreditar no bem, a ética nos orienta e nos ajuda para uma vida boa; Mas boa em que sentido? No sentido do bem, fazer o bem para com as pessoas, ajudar, orientar e pensar em outros. A ética é praticada sem nenhum tipo de determinação vem de dentro, do consciente.

Diferença entre ética e moral:

1. Ética é o principio, moral são aspectos de condutas especificas;

2. Ética é universal, moral é cultural;

3. Ética é a pratica, moral é a Teoria.

CONCIÊNCIA ÉTICA

Como são definidos os valores dentro da sua empresa ?

Definimos nossos valores praticando princípios éticos, foco na satisfação do cliente, trabalhamos com paixão, somos eternos aprendizes, respeitamos e valorizamos as pessoas, somos engajados em ações sociais e ambientais.

Qual é o conceito filosófico que sua empresa pode adotar para definir “ a razão” ?

O conceito filosófico é que a razão defini as características dos seres humanos, inclui a capacidade de inferência e a habilidade para condutas, inquirir, resolver problemas, avaliar, criticar.

Qual o conceito da ética na sua organização ?

Ética é a atitude que nos auxilia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com