TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS

Ensaios: ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 4

considerações, em uma destas áreas do conhecimento/disciplina escolhida pelo grupo: Língua Portuguesa, Matemática ou Estudos da Sociedade e Natureza.

Objetivo do Desafio

Elaborar um Plano de Aula para EJA em uma das áreas do conhecimento/disciplina: Língua Portuguesa, Matemática ou Estudos da Sociedade e Natureza.

ETAPA 1

Esta atividade é importante para que você identifique e caracterize o educando de EJA, a realidade que o cerca e suas necessidades.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

Realizar a leitura da Introdução do Livro-Texto da Disciplina, identificado ao final desta ATPS.

Passo 2 (Individual)

Pesquisar, em diversas fontes (livros, jornais, revistas, sites), a importância da Educação de Jovens e Adultos na sociedade atual.

Passo 3 (Individual)

Elaborar uma lista com as características do educando da Educação de Jovens e Adultos, com apoio das leituras realizadas.

Passo 4 (Equipe)

1 Compartilhar, entre a equipe, as listas elaboradas e realizar uma discussão sobre o tema abordado.

Pedagogia - 6ª Série – Educação de Jovens e Adultos

Mariluz Altino Barreto

Pág. 4 de 6

2 O primeiro relatório parcial consiste na elaboração de um texto reflexivo, de até duas páginas, sobre os apontamentos levantados. Este texto servirá de justificativa à temática apresentada em seu plano de aula.

ETAPA 2

Esta atividade é importante para que você conheça os objetivos, os conteúdos e as propostas pedagógicas das Diretrizes Curriculares Nacionais para EJA.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

Ler o texto: BRASIL. Educação para jovens e adultos Ensino Fundamental Proposta curricular - 1º segmento. São Paulo/Brasília, 2001.

 URL:<http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/primeirosegmento/propostacurricular.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2012.

Passo 2 (Equipe)

Elencar, em tópicos, os conteúdos da Proposta Pedagógica para Educação de Jovens e Adultos e os seus objetivos, utilizando como apoio a leitura proposta no Passo 1.

Passo 3 (Equipe)

O segundo relatório parcial, consiste na elaboração dos objetivos de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos que contemplem aspectos estudados pelo grupo e novos aspectos tidos como coerentes para a formação do educando. Desenvolva este relatório, em até três páginas, fundamentadas teoricamente.

ETAPA 3

Esta atividade é importante para que você possa pensar em estratégias para melhorar a qualidade de intervenção do formador em atuação na EJA e conhecer a contribuição de Paulo Freire para a EJA.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

Ler os artigos disponíveis nos links a seguir, com relação às contribuições de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos:

Pedagogia - 6ª Série – Educação de Jovens e Adultos

Mariluz Altino Barreto

Pág. 5 de 6

JOSGRILBERT, Maria de Fátima V. Paulo Freire e a educação de jovens e adultos. CEREJA. Disponível em: < http://www.cereja.org.br/pdf/revista_v/Revista_MariadeFa.pdf>. Acesso em 30 jul. 2013.

STRECK, Danilo Romeu. Da pedagogia do oprimido às pedagogias da exclusão: um breve balanço crítico. Educ. Soc. [online]. 2009, vol.30, n.107, pp. 539-560. Disponivel em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em 30 jul. 2013

Passo 2 (Individual)

Elabore um texto crítico-reflexivo sobre o que foi aprendido com as leituras. O texto deve ter no máximo duas páginas

Passo 3 (Equipe)

1 Compartilhar, entre a equipe, os conteúdos dos textos individuais e dialogar sobre a importância da contribuição de Paulo Freire para a educação.

2 Elaborar um novo texto crítico-reflexivo, em até duas páginas, com os apontamentos discutidos. Insira este texto ao terceiro relatório parcial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com