TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS

Artigos Científicos: ATPS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.910 Palavras (8 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 8

DESAFIO

A empresa de desenvolvimento de software chamada Microsys XYZ S.A. está projetando um novo produto a ser lançado. Este novo software chamado SIG – Sistema Integrado de Gerenciamento 1.0 irá atender a diversas empresas que precisam de um sistema para controlar suas operações de vendas, controle de estoque, funcionários e demais atividades.

As consultas e outras atividades relacionadas a Banco de Dados devem ser realizadas com o melhor desempenho possível, pois as empresas que utilizarão o SIG possuem grandes volumes de dados. A Microsys XYZ S.A. também necessita de consultoria em algumas áreas mais abrangentes que podem fazer parte do projeto como Banco de Dados Distribuídos e Data Warehouse.

Devido a esses requisitos a Microsys XYZ S.A. está recrutando uma equipe para trabalhar na base de dados do SIG.

Para realizar as atividades relacionadas ao banco de dados do SIG, devem-se utilizar as tabelas mostradas no diagrama apresentado na figura 1 a seguir:

Figura 1 – Diagrama

Objetivo do Desafio

Elaborar de um projeto de programação de banco de dados para o SIG, que deve abordar as diversas fases de documentação, geração de scripts para inserir, excluir e consulta de dados, otimização de consulta, geração de procedures e triggers e estudos e relatórios sobre Data Warehouse e Data Mining.

Sistemas de Informação - 4ª Série - Programação em Banco de Dados

Walter Gima

Pág. 4 de 9

ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas)

 Aula-tema: SQL: Comandos Select e cláusulas associadas, SQL: Comandos Select e cláusulas e comando Insert, SQL: Comando Update, Delete e Visões em SQL.

Esta atividade é importante para que você conheça os conceitos e comandos para manipular dados e realizar consultar em bando de dados.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Fazer uma pesquisa no livro texto ou nos livros complementares da disciplina sobre os fundamentos de Consultas SQL e comandos DML (Data Manipulation Languagem). Em seguida, elaborar um resumo de pelo menos três páginas sobre o resultado da pesquisa.

Bibliografia Complementar

• ELMASRI, Ramez; NAVATHE, Shamkant (orgs.). Sistemas de Banco de Dados. 4ª ed. Rio de Janeiro: Pearson - Addison Wesley, 2005.

• HEUSER, Carlos Alberto. Projeto de Banco de Dados. 6ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

• DATE, C. J. Introdução a Sistemas de Bancos de Dados. 8ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elsevier, 2004.

Passo 2 (Equipe)

Elaborar um arquivo de texto contendo as consultas SQL para realizar algumas consultas para o sistema SIG. As consultas são baseadas nas tabelas do banco de dados ilustrados junto à descrição do desafio na figura 1.

As consultas no sistema SIG devem atender os requisitos abaixo:

 Consulta Clientes: Exibir os campos: nome, cidade, UF, idade, gênero. Os registros devem estar ordenados por nome. Filtros da consulta: cidade.

 Consulta Funcionários: Exibir os campos: nome, cargo, idade, data de admissão, valor da comissão. Os registros devem estar ordenados por cargo. Filtros da consulta: ativo.

 Consulta Vendas por Funcionário: Exibir os campos: nome do funcionário, valor da venda. Os registros devem estar ordenados por valor da venda, sendo os maiores valores exibidos primeiro. Filtros da consulta: dia da venda.

 Consulta Vendas por Produtos: Exibir os campos: descrição do produto, preço de venda do produto, valor total de vendas para produto. Os registros devem estar ordenados pelo valor total das vendas, sendo os valores maiores nos primeiros registros. Filtros da consulta: mês em que foram realizadas as vendas.

Sistemas de Informação - 4ª Série - Programação em Banco de Dados

Walter Gima

Pág. 5 de 9

 Consulta Vendas por Cliente2: Exibir o nome do cliente, cidade, quantidade total de vendas, valor total de vendas. A consulta deve exibir todos os clientes, inclusive aqueles que não possuem registros de venda. Os registros devem estar ordenados por nome e cidade. Filtros da consulta: mês em que foram realizadas as vendas.

Sites sugeridos para pesquisa

• Comandos para PostgreSQL. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0Bwtkydm_xvOrTzdselJ0UHE0NHM/edit?usp=sharing>. Acesso em: 03 abr. 2013.

• Comandos para MySQL. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0Bwtkydm_xvOraXc2NDF5d2J0RmM/edit?usp=sharing>. Acesso em: 03 abr. 2013.

Passo 3 (Equipe)

Elaborar os comandos DML para as tabelas ilustradas no diagrama da Figura 1. A equipe deve criar um exemplo para as ações inserir, alterar e apagar para cada tabela. Os comandos devem ser organizados em uma tabela conforme exemplo a seguir:

Tabela 1 – DML

Passo 4 (Equipe)

Elaborar e entregar ao professor relatório parcial de cinco a quinze páginas com o conteúdo da Atividade 1: Consultas SQL e DML. O documento deve conter o resultado das atividades dos passos anteriores desta Etapa:

1.1 Consultas e Filtros: apresentar os comandos para realizar as consultas.

1.2 DML: apresentar os comandos DML para as tabelas do bando de dados.

ETAPA 2 (tempo para realização: 05 horas)

 Aula-tema: SQL: Procedures, SQL: Triggers.

Esta atividade é importante para você aprender a criar procedures e triggers para realizar a programação no banco de dados.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos. ACAO/TABELA DML

INSERIR REGISTRO CLIENTE

INSERT ...

APAGAR REGISTRO CLIENTE

DELETE ...

ALTERAR REGISTRO CLIENTE

UPDATE ...

Sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com