TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS 2º SEMESTRE RH

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Desafio Profissional

Gestão de Recursos Humanos

3ª Série

Porto Alegre/RS

2016

Gabriela Fraga da Silva – 0196596303


DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio Profissional apresentado no 3º semestre  do curso De Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade Anhanguera.

Tutor EAD: Evellyn Gonçalves Ferreira

PORTO ALEGRE/RS

2016

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS        

2.1        Quanto aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e contato com agentes biológicos        

2.2        Quanto a Capacitação dos Funcionários        

2.3        Quanto a Folha de Pagamento        

3.        RESULTADOS ESPERADOS        

4.        SUGESTÕES        

4.1        Setor Jurídico        

4.2        Setor CIPA/SESMT        

5.        CONCLUSÃO        

6.        REFERÊNCIAS        

  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório é apresentado com a finalidade de desenvolver melhorias na execução e segurança do trabalho no frigorifico da empresa Brasfrig.

Após relatos de funcionário foram constatadas diversas falhas que devem ser corrigidas em caráter de urgência, visto que colocam em risco a segurança dos funcionários prevista em lei (Art 157 da CLT – Decreto Lei 5452/43).

Dentre as irregularidades encontradas está o manuseio de agentes biológicos sem a devida proteção, visto que a empresa não vem destinando os EPI’s aos funcionários. Também se relata a falta de capacitação para os funcionários quanto ao manuseio de maquinas próprias da rotina do frigorifico, o que já ocasionou acidentes. Por fim, outra manifestação de insatisfação diz respeito a folha de pagamento, onde o funcionário reclama de oscilação de valores.

Ciente da clausula trigésima terceira e trigésima quarta da Convenção coletiva do Sindicato dos Trabalhadores na Industria de Carnes e Laticínios do Portal da Amazônia, onde diz que todos os funcionários têm direito a equipamento de proteção, bem como a empresa tem o comprometimento a buscar eliminar possíveis condições de insalubridade. E, ciente da clausula quinta e clausula vigésima terceira, que garante ao funcionário seus devidos vencimentos, temos por objetivo findar com todas as possíveis irregularidades existentes.

  1. PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS

Abaixo, listamos quais medidas deverão ser aplicadas para melhoria de cada problema apontado:

  1. Quanto aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e contato com agentes biológicos

Firmando parceria com a empresa EPI Brasil, investiremos em uniformes adequados para todos os funcionários que trabalham dentro do frigorifico. O uniforme será composto de:

  • Macacão de nylon resinado com proteção isotérmica em manta politerme forrada.
  • Botina de PVC com solado antiderrapante, altamente resistente e com excelente desempenho em baixas temperaturas, possuindo forro em poliéster.
  • Luva de Segurança térmica para baixa temperatura. 
  • Mascaras de TNT descartáveis com elástico.

Deverá ser realizada pelo gestor responsável do setor frigorifico, uma fiscalização constante se os funcionários estão utilizando os equipamentos, ficando responsável por advertir verbalmente os mesmos que não estiverem. Caso algum funcionário persista em não utilizar, deverá ser realizada uma advertência por escrito, seguida de suspensão, aplicada pelo setor de Recursos Humanos. Preveniremos assim os possíveis contatos com agentes biológicos, reduzindo significativamente as chances de o funcionário infectar-se.

  1. Quanto a Capacitação dos Funcionários

Em parceria com o fabricante do maquinário do frigorifico, traremos especialistas que ensinarão o bom uso de todos os equipamentos, fazendo um treinamento adequado realizado pelo próprio fabricante. É de extrema importância que o gestor responsável do setor participe do treinamento e aprenda a manusear todos os equipamentos, afim de realizar futuros treinamentos com novos colaboradores.

Além disso, custearemos cursos específicos como:

  • Inspeção Industrial e Sanitária em Frigoríficos
  • Responsabilidade Técnica em Frigorifico
  • Operações e Manutenção em Equipamentos de Refrigeração para Frigoríficos

Tais cursos serão ministrados In Company, por um grupo de coaching mestres em frigoríficos de bovinos, aves e suínos.

  1. Quanto a Folha de Pagamento

Para extinguir qualquer erro de cálculo passaremos a utilizar o registro de ponto eletrônico biométrico, que será associado a um software de Gestão de Folha de Pagamento. A equipe de Recursos Humanos deverá ficar atento diariamente a falhas de registro, comprometendo-se a sempre que houver falhas solicitar ao funcionário o registro manual, com justificava.

Será realizada uma reunião geral, para demostrar aos funcionários a importância dos registros eletrônicos e garantir que a melhora será em prol dos mesmos, auxiliando e garantindo seus direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (214.9 Kb)   docx (75.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com