TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Rh, 3 Semestre Anhanguera

Casos: Atps De Rh, 3 Semestre Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 6

Administração de Recursos Humanos

ATPS

PLANOS DE MELHORIAS

Administração de Recursos Humanos

• Planos de melhorias no processo de Hecursos Humanos da universidade, Fumec

• Implantação do sistema Benchmarking

Nome:

Nome:

Nome:

Nome:

INTRODUÇÃO

• Este relatório gerencial tem como objetivo apresentar propostas de melhorias nos processos de Recursos Humanos e implantar soluções eficazes para a Organização em estudo, a Universidade Fumec. Para tanto, foram utilizadas as ferramentas e conhecimentos adquiridos ao longo do curso considerando os dados, informações, conhecimentos obtidos no Diagnóstico Organizacional nos módulos anteriores e também entender como o Benchmarking pode contribuir como ferramenta na área de Recursos Humanos, visando melhorar os processos e resultados organizacionais.

O contexto atual do mundo dos negócios configura-se como um painel delineado e marcado por aceleradas, complexas e significativas mudanças em todas as dimensões do ambiente humano – social, econômico, cultural, político, religioso, entre outras. Essas grandes mudanças, neste ambiente, pontuadas por rupturas e turbulências de velocidade antes nunca vistas, têm provocado impactos profundos na sociedade como um todo e, por consequência, na gestão das empresas, fazendo com que esse constante processo de mudança, decorrente da globalização, impulsionassem as empresas a buscarem novas formas de administração, tornando-se cada vez mCertamente percebemos essa mudança em um dos departamentos antes quase não percebido dentro das empresas: os Recursos Humanos, que foi devidamente afetado nos últimos dez anos com uma avalanche de modificações, cobranças estratégicas e administrativas, onde o perfil e o papel do profissional do departamento de Recursos Humanos, que antes era operacional, hoje está fundamentado na administração e estratégia do negócio.

O fator humano dentro das organizações se tornou foco para os ganhos, e a partir de um setor de Recursos Humanos mais próximo e atuante junto aos seus colaboradores, os gestores perceberam que alcançariam suas metas, com mais qualidade e eficácia.

MELHORIAS COM IMPLANTAÇÃO DO BENCHMARKING

ais estrategistas.

• O Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresariais entre osmais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia" para identificar o "melhor do melhor" e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.

Neste relatório gerencial foi utilizado a ferramenta Benchmarking a fim de realizar uma comparação entre a instituição de ensino FUMEC, objeto deste estudo e o grupo Anhanguera.

O desafio competitivo que a globalização coloca é o de criar capacidades organizacionais globais como a de movimentar talentos, ideias e informação no mundo todo, gerando produtos e serviços competitivos, bem como considerando a diversidade e especificidade local, o que demanda competências como flexibilidade e agilidade na atuação das empresas.

ANÁLISE COMPARATIVA

• O mercado altamente competitivo e o público consumidor, cada vez mais exigente, pedem qualidade não apenas no consumo, mas no relacionamento das organizações com os seus diversos públicos. O público interno, os membros da organização, é o grande diferencial de sucesso.

Hoje a nova perspectiva da gestão organizacional considera que administrar se volta mais aos fatores humanos, pois os processos estão bastante automatizados e garantidos pelo alto desenvolvimento tecnológico. Com a implantação de um programa de Gestão de Pessoas a organização deixa de ter funcionários e passa a ter parceiros organizacionais. Essa é uma nova visão e ajudar a formar grupos de parceiros.

Sendo assim, a gestão de pessoas nas Universidades assume um papel crucial, uma vez que, o desempenho

• da organização está diretamente ligado ao desempenho das pessoas que a compõem, mesmo porque, o capital intelectual é um dos parâmetros de aferição de sucesso das organizações.

• Ao realizar uma análise comparativa entre duas grandes instituições de ensino percebe-se que essas universidades particulares possuem algumas características distintas em relação à gestão de Recursos Humanos. A pesquisa caracterizou-se como exploratória ao buscar conhecimentos sobre os papéis de Recursos Humanos desempenhados nas Instituições de Ensino Superior, permitindo gerar hipóteses de pesquisa que possam vir a esclarecer os aspectos da construção de universidades mais competitivas no mercado. A instituição pesquisada para esta análise comparativa foi o grupo Anhanguera.

O grupo Anhanguera enfatiza prioridades de negócio e se concentra nas práticas de RH, visando estruturar os recursos humanos afim de promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus funcionários.

A Anhanguera pratica uma política de remuneração variável que tem como objetivo, atrair e reter seus profissionais. Além disso, pratica um bônus anual. Para isso o grupo Anhanguera criou um plano de opção de ações.

VANTAGENS DO BENCHMARKING

• Ao realizar uma análise comparativa entre duas grandes instituições de ensino percebe-se que essas universidades particulares possuem algumas características distintas em relação à gestão de Recursos Humanos. A pesquisa caracterizou-se como exploratória ao buscar conhecimentos sobre os papéis de Recursos Humanos desempenhados nas Instituições de Ensino Superior, permitindo gerar hipóteses de pesquisa que possam vir a esclarecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com