TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS -

Artigos Científicos: ATPS -. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 2 – COMPOSTOS INORGANICOS E LIGAÇÕES QUIMICAS

1) Pesquisar como é realizada a obtenção do cloreto de sódio a partir as água do mar, e sua utilização como matéria prima em processos produtivos:

O cloreto de sódio “sal de cozinha” é obtido basicamente por quatro processos produtivos, onde esses processos nada mais é que um ciclo contínuo de evaporação.

a) Capitação: A cada 45m³ de água bombeada do mar, é possível produzir uma tonelada de sal.

b) Evaporação: Depois de bombeada, a água do mar é depositada em evaporadores que vagarosamente vai fluindo por eles e aumentando a concentração de cloreto de sódio. Ao atingir o último evaporador, a salmoura já se encontra maturada e preparada para alimentar os grandes cristalizadores.

c) Cristalização: Após a evaporação o sal é levado para cristalizadores, onde durante os meses de junho a janeiro o sal é precipitado.

d) Limpeza: A limpeza do sal é feita através de lavagem no estado ainda bruto e nas salinas, logo após o sal é depositado em uma centrífuga onde é secado e preparado para a moagem.

e) Refino: Para refinar o sal, essa matéria é moída e aquecida a 120 graus centígrados, em uma operação conhecida por torragem. Após este processo, o sal está pronto para ser embalado em sacos plásticos, tornando-se apto para ser comercializado.

No Brasil o sal de mesa é iodado para repor a falta de iodo nas populações do interior que sofrem da doença de bócio.

Utilização como matéria prima em processos produtivos:

Na indústria o cloreto de sódio tem como uma das principais funções a refrigeração eletroquímica de cloro e seus derivados, podendo ser utilizado também como matéria prima de alimentos e produtos de manufatura, como nos exemplos citados no item 3.

2) Descreva quais os principais produtores do sal de cozinha no Brasil.

As Jazidas de sal gema descobertas no Brasil, encontram-se nos Estados de Sergipe, Alagoas e Amazonas.

3) A partir da pesquisa da primeira pergunta responda:

* O nome e a formula de cinco substâncias que podem ser produzidas a partir do cloreto de sódio extraído da água do mar.

Na água do mar existem muitas substâncias dissolvidas, cerca de 70, sendo predominantes as substâncias conhecidas como sais. Os sais mais abundantes se encontram dissolvidos no mar, na forma de íons são:

Sódio (Na+), Cloreto (Cl-), Potássio (K+), Cálcio (Ca2+), Magnésio (Mg2+) e Sulfato (SO42-).

O cloreto de sódio (NaCl), conhecido popularmente como sal de cozinha, é o sal mais abundante. Para cada litro de água do mar há um total de 35 gramas de sais dissolvidos. Por causa dessa grande quantidade de sal, a água do mar é salgada.

* Quais indústrias utilizam matérias primas obtidas do cloreto de sódio.

- Indústrias Químicas;

- Papel e celulose;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com