TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS

Casos: ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  5.231 Palavras (21 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 21

INTRODUÇÃO:

O profissional de Departamento De Pessoal existe antes da própria área de Recursos Humanos.

O Profisional de Recursos Humanos de uma empresa aborda todos os assuntos pertinentes de uma contratação até o momento em que a rescisão do empregado se faz necessária conforme a interpretação da legislação, estabelecer contratos de trabalho, remunerar empregados, demiti-los corretamente, e dessa forma evitar problemas trabalhistas futuros.

Com isso os profissionais que atuam na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal da empresa, tem que adquirir conhecimentos sobre conceitos e a rotina da área, para conhecer os seus direitos, tomando ciência dos procedimentos corretos a serem tomados nas diversas situações que envolvem a área

Para isso ter que conhecer o Direito do Trabalho e suas fontes reguladoras, detalhes sobre a jornada de trabalho e todas as especialidades envolvidas, os princípios que protegem o salário do empregado, tipos de remuneração existentes que podem fazer parte do salário mensal dos empregados, participação nos Lucros e Resultados (PLR) da empresa, tipos de relação de emprego existentes e contratos de trabalho, podendo acompanhar todos os passos do processo de admissão de um empregado, conhecer tipos de contribuição sindical, obrigatórias acompanhar os diferentes tipos de afastamento ao qual um empregado pode usufruir.

Se faz necessário Departamento Pessoal esteja apto a entender as leis, regras que ocorrer na vigência da relação de emprego, todos acompanhados da legislação ou jurisprudência que exige em relação contratual entre o empregado e o empregador.

O moderno departamento de recursos humanos também tem a importante função de treinar e orientar a força de trabalho na empresa. Isso envolve desde atividades básicas de treinamento para a função, passando por aperfeiçoamento ou revisão de conhecimentos de interesse da empresa ou setores da empresa, até o estabelecimento de programas de educação continuada e especializada para funcionários. Os Recursos Humanos pode trabalhar de diversas formas nesses casos. Inclui desenvolvimento de cursos ou atividades de treinamento próprias ou a contratação de terceiros para a execução dessas atividades. Pode também envolver a alocação de recursos financeiros para o pagamento de cursos externos para funcionários.

Qualquer rotina do departamento pessoal, em suas várias atividades e atribuições, envolve extensa e complexa legislação. Os funcionários do setor devem se manter constantemente atualizados e informados. Essa atualização pode ser em rotinas usuais, como admissão e desligamento, por exemplo. Mas também podem ser feitas para temas específicos, como participação de empregados em resultados da empresa, novas técnicas de avaliação de candidatos, legislação de contratos terceirizados e outros inúmeros assuntos. Tributação e fiscalização são também dois assuntos que abrangem várias atividades do departamento pessoal e que exigem constante atualização para que a rotina do departamento pessoal seja executada corretamente.

Certamente essa foi a composição que moveu a área de RH do exclusivo controle da documentação de pessoal para um papel estratégico na criação e manutenção de ambientes de trabalho nos quais os resultados empresariais planejados tenham maior probabilidade de acontecer. Existe, hoje, um número sem fim de casos de empresas que conseguiram fantásticos resultados em conseqüência da motivação e da capacitação gerada pela área de RH aos seus funcionários, empresas que assumiram e aceitaram que a missão da área, seja funcionários diretos ou parceiros prestadores de serviços.

Gestão de Departamento De Pessoal - As atividades eram feitas por um contador, como admissão, pagamento e a demissão.

Gestão do Comportamento Humano - Chefe esperava-se o conhecimento da legislação trabalhista, e manter atualizados os registros.

Modelo Estratégico - Seriam derivados das estratégias corporativas da empresa. A responsabilidade era integrar suas áreas entre si e com a estratégia corporativa.

Vantagem Competitiva - Os processos para obter um departamento de pessoal competitivo,

dando resultados.

DESENVOLVIMENTO:

Aprendemos que o profissional de Recursos Humanos tem importância em disseminar o conhecimento do mundo, do trabalho para desenvolver pessoas e organizações, influenciando na melhoria da condição social, política e econômica do país, são profissional de Recuros Humanos são legisladores, educadores, técnicos, gente que cuida de pessoas, que recruta, seleciona e contrata também paga, desconta e aposenta.

Atividade de admissão executada pelo departamento de pessoal envolve todo o processo de avaliação de necessidade (abertura de vagas), desenvolvimento junto ao setor envolvido do perfil de trabalhador procurado, formas de divulgação da vaga, recepção, avaliação e seleção de candidatos depois para admissão as tarefas são:

Em posse dos documentos deve-se:

 Efetuar as anotações e devolvê-la no prazo máximo de 48 horas;

 Preencher o livro ou ficha de registro de empregados;

 Formalizar o contrato de trabalho e, caso haja cláusulas específicas que rejam o

vínculo empregatício e registrá-la na CTPS;

 Preencher a ficha de salário família;

 Celebrar acordo coletivo com o sindicato da categoria;

 Preencher a declaração de dependentes para fins de Imposto de Renda;

 Preencher a ficha referente ao Programa Controle Médico de Saúde;

 Cadastramento no PIS;

 Incluir o nome do empregado no cadastro de Empregados e Desempregado.

Ao tratar do desligamento de funcionários da empresa, ou seja, dos procedimentos para demissão de funcionário na empresa. A rotina de administração de pessoal envolvida nessa atividade inclui os procedimentos estabelecidos em lei, incluindo realizar cálculos de valores através de programa informatizado e representar a sua empresa junto aos órgãos da Justiça do Trabalho ou a sindicatos, entre outros.

A primeira tarefa e fazer Homologação;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com