TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS 6 PERIODO

Artigo: ATPS 6 PERIODO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO..............................................................................................................4

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO..................................................5

PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO............................................................................6

CONTROLE DA PRODUÇÃO......................................................................................7

CONTROLE DE ESTOQUES........................................................................................9

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................10

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA..............................................................................11

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais os grandes empresários correm contra o tempo para oferecer produtos de qualidade com um preço competitivo, pois é um ponto forte dentro do âmbito industrial. Conhecer o ambiente dentro da empresa e avaliar o que ocorre no mercado, é um dos primeiros passos a tomar. Sendo assim o empresário poderá visualizar o que irá trazer lucros ou prejuízos em seus produtos ou seu negócio, e aí sim poderá passar para o conceito de administração de negócios, que é Planejar.

A função Planejar e controlar significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade e qualidade sendo no horário planejado. Entre eles o tipo de planejamentos pelas indústrias está em Planejamento e controle de capacidade produtiva, de estoque, de cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, de projetos entre outras.

Desta forma o Planejamento e Controle da produção fazem com que a empresa trabalhe com margem de erro quase nulas, rapidez e menor custo de produção, sendo assim maior lucro e menor tempo. A palavra mais bem colocada para explicarmos sobre o PCP seria o controle, a eficiência e produtividade.

Com o passar dos anos as empresas foram obrigadas a se adequarem e usar de tecnologia para poder brigar com a concorrência usando o que chamamos de PCP.

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Planejamento e Controle de Produção é a atividade que decide a melhor forma de emprego dos recursosda produção sem que existam gastos desnecessários de matéria prima, maquinário e força braçal. Desta forma o Planejamento e Controle de Produção têm a vantagem de você trabalhar dentro da zona de conforto, sabendo quanto se deve produzir, quanto e quando se deve produzir com resultados satisfatórios.

Sendo assim, planejar e ter o controle significa que o que você produziu vai estar disponível no momento certo, desde que você siga sua tabela, ou sua planilha de produtividade.

Vamos ver o que alguns autores dizem sobre planejamento estratégico, pois sabemos que cada autor e cada pessoa têm sua forma de pensar e expressar suas idéias, pois cada um tem seu ponto forte e pontos fracos, mas todos com o mesmo objetivo e meta, que é a produtividade.

- Fischmann e Almeida (2009) definem planejamento estratégico como sendo uma técnica administrativa que utiliza a análise do ambiente para definir a direção que deve ser seguida pela empresa, de forma a fortalecer seus pontos fortes, diminuindo os riscos, com ações de longo prazo.

- Ansofff e McDonnell (1993) também se preocupam com a visão de longo prazo, definindo planejamento estratégico como uma análise estratégica detalhada, voltada para o desempenho futuro da organização. Tiffany e Peterson (1998) comentam que o planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que analisa o ambiente e o futuro, permitindo que a empresa aproveite oportunidades.

Analisando esses autores vemos que ele tem uma forte relação de planejamento com o futuro, tendo uma visão geral de dinamismo e mundial.

- Ansofff (1991) relaciona planejamento estratégico com uma visão antecipada e sistemática que proporciona um maiordesempenho financeiro em comparação com decisões adaptativas. Cita, inclusive, que é uma ferramenta de gestão essencial para empresas em resposta as mudanças ambientais.

- Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) destacam que planejamento estratégico é um processo formal que tem como intenção principal a formalização das estratégias, voltado ao planejamento de ações e ao controle de desempenho.

Vemos que todos s autores citados a cima, te o mesmo objetivo, olhando para o futuro e tendo a preocupação com o ambiente, ou seja, tendo a matéria necessária e cuidando das mudanças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com