TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Economia Anhanguera 3° Periodo

Artigos Científicos: Atps De Economia Anhanguera 3° Periodo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  3.603 Palavras (15 Páginas)  •  1.029 Visualizações

Página 1 de 15

RESUMO

Neste trabalho serão abordados temas referentes ao estudo da Coturnicultura. Onde faremos pesquisas de mercado, relacionados à concorrência, mercado consumidor, fornecedores, empresas participantes do mercado, custo de produção, estudo para compor preço final dos produtos, pesquisa da política monetária e fiscal do governo federal.

Os dados foram retirados do estado de São Paulo na cidade de Bastos e região.

Onde estão concentradas a maior produção e criação de codornas do Brasil.

Palavras chave: Coturnicultura – Criação de Codornas

Política Monetária - Juntamente com a Política Orçamental, um dos principais instrumentos de Política Macroeconómica que as autoridades económicas têm à sua disposição para procurar atingir um ou mais objetivos económicos.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................................6

2 COTURNICULTURA............................................................................................................7

3 CUSTOS PARA PRODUÇÃO.............................................................................................10

4 INFORMAÇÕES MACROECONÔMICAS DA CIDADE DE BASTOS E REGIÃO........13

5 POLÍTICA MONETÁRIA E POLÍTICA FISCAL...............................................................17

5.1 Influências da taxa de câmbio, taxa de juros (Selic), carga tributária.................................17

5.2 Crise econômica..................................................................................................................18

6 CONCLUSÃO.......................................................................................................................19

REFERÊNCIAS........................................................................................................................20

1 INTRODUCÃO

A Coturnicultura no Brasil vem se destacando muito, a criação de codornas japonesas (Coturnix coturnix japônica) é uma atividade que tem crescido principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Na década de 90, houve grande crescimento na produção, como consequência do consumo de ovos (até então restrito ao mercado atacadista e aos supermercados) pelas indústrias beneficiadoras, que passaram a consumir e fornecê-los para o mercado consumidor de ovos processados.

Embora sem informações estatísticas oficiais, os representantes das agroindústrias da cadeia produtiva de codornas afirmam que o consumo de ovos de codorna tem aumentado vertiginosamente nos últimos dez anos, como resultado de mudanças nos hábitos de alimentação do homem moderno, que tem procurado cada vez mais restaurantes tipos self-service e do aumento no número de refeições preparadas em estabelecimentos institucionais.

Esse aumento tem se mantido com a maior oferta do produto, garantida pela maior produtividade do segmento coturnícola e com o aumento da participação de grandes empresas avícolas, apoiadas em modernas instalações que propiciam fácil manejo de milhares de aves em um mesmo galpão, tem tornado a produção de ovos mais eficientes e de melhor qualidade e melhor preço para a comercialização.

2 COTURNICULTURA

A codorna existe desde a antiguidade na Europa como ave migratória – de plumagem cinza – bege e pequenas listas brancas e pretas – foi levada primeiramente par a Ásia, China, Coréia e depois o Japão. A codorna mais conhecida e difundida é a Coturnix Coturnix, conhecida como codorna europeia ou selvagem. Atualmente três espécies de codornas estão disponíveis para a exploração da cotonicultura industrial: a americana, a japonesa e a europeia. Essas aves possuem características peculiares que direcionam suas aptidões para carne (europeia e americana) ou ovos (japonesas).

Entre as espécies mencionadas, a japonesa e a mais difundidas mundialmente, contudo, a criação e manejo de codornas europeias também têm sido muito difundidas no Brasil desde a década de 50, principalmente por pequenos e médios produtores, para a produção de carnes e ovos “in natura”, aonde sua produção vem se consolidando, tornando-a uma importante alternativa alimentar no país.

A atividade já foi considerada domestica, mas com os avanças tecnológicos e modernização da produção de animais esta atividade tornou- se uma alternativa de diversificação agropecuária muito rentável, quando tratada de maneira profissional.

Entre as diversas atividades do setor avícola, a coturnicultura vem se destacando no mercado agropecuário brasileiro como excelente atividade produtiva, por requerer de baixo custo de investimento inicial, mão-de-obra e consumo de ração, o rápido crescimento da ave, maturidade sexual precoce, alta produtividade, utilizando pequenas áreas, longevidade na produção, e proporcionando rápido retorno de capital.

Na coturnicultura existem três possibilidades a serem exploradas:

- Produção de ovos.

- Produção de carnes.

- Matrizeiros.

Em relação ao mercado consumidor este vem se modificando muitos nos últimos tempos, as indústrias beneficiadoras de ovos, estes, além de serem vendidos “in natura”, também passaram ser descascados e / ou em conservas por bufês, churrascarias, lanchonetes e restaurantes com um valor agregado que incentivou ainda mais a criação dessas aves.

A carne de codornas, na maioria das regiões brasileiras ainda e considerada exótica e responsável por iguarias finas e sofisticadas. Sua aceitação e boa, porém a oferta no mercado é reduzida devido à baixa produção nacional e preço elevado. A carne geralmente vendida no Brasil e do macho da espécie japonesa não utilizada para a reprodução ou das fêmeas descartadas no final do ciclo de produção de ovos, geralmente estas carcaças são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com