TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS

Casos: ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Conforme estudamos a metodologia de ensino procura apresentar roteiros para diferentes situações de didáticaconforme a tendência/corrente pedagógica adotada pelos professores/instituições, de forma que o aluno se aproprie dos conhecimentos propostos e/ou apresente suas pesquisas e demais atividades pedagógicas.

São diversos temas na qual gostaríamos de falar, mas de forma resumida estudar e conhecer um pouco da Organização e metodologia do ensino fundamental foi muito produtivo onde todos os integrantes do grupo trabalharam juntos sempre.

A estrutura e funcionamento da Educação Infantil e Ensino Fundamental no Brasil.

A Educação Infantil brasileira, neste ano de 2006, após dez anos de ter sido instituída como parte da Educação Básica pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, teve uma conquista importante: foi incluída integralmente no FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica2. O que significa que, embora o Ensino Fundamental continue sendo a prioridade da educação nacional, há um fundo que respalda o financiamento da Educação Infantil.

Espera-se, com isso, que os sistemas municipais de ensino possam ampliar e melhorar o atendimento em creches e pré-escolas. O que exige uma série de medidas político-pedagógico-administrativas, que demandam estudos, reflexões e articulações entre teoria e prática, formação de professores, construção e adequação de espaços, aquisição de materiais, organização de rotinas, elaboração de planejamento, entre outras demandas.

Além disso, as crianças de seis anos de idade passaram a ser incluídas no EnsinoFundamental de nove anos de duração. Com esta ampliação, os sistemas municipais de ensino estão tendo que se organizar para estender o atendimento a todas as crianças de seis anos e redimensionar, reestruturar e repensar o

Ensino Fundamental, para que seja adequado à faixa etária e para que mais um ano de ensino obrigatório, efetivamente, democratize o ensino, promova a inclusão e diminua as desigualdades. Uma garantia do direito à educação que 17,3% da população infantil brasileira com seis anos de idade não tínhamos (MEC, 2006, p.1). A efetivação desta lei, por sua vez, é uma oportunidade única de se pensar a escola – espaço, tempo, currículo – não só para as crianças de seis anos como para as de sete, oito, nove e dez anos de idade. A Educação Infantil, com suas práticas pedagógicas, que visam ao desenvolvimento integral das crianças, portanto, focadas na(s) linguagem(s), na expressão, no espaço do brincar, na apropriação interdisciplinar de conhecimentos etc., e com seu sistema de avaliação de acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, tem muito a contribuir em diálogo com o Ensino Fundamental, podendo ocupar um importante lugar no cenário educacional brasileiro atual.

A cada dia, são mais recorrentes os estudos que apontam a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento da criança. Conforme aponta documento da UNICEF sobre a situação da infância no Brasil (2001), descobertas recentes têm demonstrado convincentemente que a primeira infância, desde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com