TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS

Monografias: ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  2.523 Palavras (11 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 11

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CST EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

ATPS – PLANEJAMENTO DE CARREIRA – REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA

SÃO PAULO, 10 DE OUTUBRO DE 2014.

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Administração de Cargos e Salários, no curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, na Universidade Anhanguera Educacional.

Prof. Dr.

Resumo dos artigos:

Conforme se observa no mercado atual, os profissionais não possuem apenas aquele trabalho monótono diário e sem desafios, mas sim a busca por novos conhecimentos e oportunidades no dia-a-dia do mesmo. O trabalho se torna competitivo, um ambiente no qual qualidade se tornou melhor do que quantidade de tarefas exercidas, ou regras e politicas rigorosas. O profissional do século XXI possui a habilidade e o discernimento de compreender a demanda solicitada e trabalhar de forma cômoda e atraente tanto para a empresa, quanto para si próprio, disseminandoum trabalho ágil e de qualidade superior ao modelo padrão encontrado em outros momentos da historia do trabalho. Tendo essas questões em vista, os profissionais de recursos humanos tem uma nova missão a trilhar, abrangendo o desenvolvimento e capacidades intelectuais, de forma a ser interessante para ambos e em busca de uma produtividade de excelência. Neste contexto, pode-se entender que os profissionais de Cargos e Salários devem ser alinhados com as demais áreas da empresa e principalmente quanto ao mercado atual e suas dificuldades de retenção de talentos e aquisição.

Com esta compreensão de mercado, e com o modelo de empresa ao qual foi proposto nos artigos anteriores deste documento, dá-se inicio a um trajeto feito de planejamento e responsabilidade comas características humanas. Conforme já dito, a empresa ao qual trata-se este projeto é uma pioneira no ramo de varejo, ou seja, o tipo de empresa que possui um “ TurnOver ” em nível superior ao dos demais segmentos empresarias. Sendo assim, uma forma de redução da perca de bons profissionais envolve um processo árduo projetado para a melhoria de vida de seus colaboradores, e também para um aumento significativo das vendas, tendo em vista que um profissional bem treinado e feliz, produz com mais facilidade e mais vontade, as quais são extremamente necessárias para este tipo de empresa.Percebendo a realidade da organização, passa-se para o processo de compreensão de, quais tipos de remuneração são interessantes e potencial estratégico para a manutenção de bons profissionais, este processo pode ocorrer por meio de pesquisas de bases no mercado, com intuito de compreender quais as expectativas dos colaboradores, e quais suas necessidades em ambos os aspectos.

Abaixo segue a explicação de como executar uma remuneração estratégica, e as proveniências que podem ser observadas:

Conceito de Remuneração Estratégica:remuneração falada de forma individual, é o conjunto de fatores motivacionais aos quais mantem colaboradores, ou, de forma negativa promove o “TurnOver” dentro das empresas, já a remuneração estratégica, além de ser o conjunto de piso salarial e benefícios, também é a forma com a qual se motiva funcionários ao crescimento mútuo, sendo ela de diversificados aspectos.

Para maior absorção do tema a seguirexplica-se alguns tópicos para facilitar o entendimento, são eles:

 Remuneração por resultados:Este tipo de remuneração é computada principalmente para as áreas comerciais, ou seja, é ela que traz as metas à organização, proporcionando assim uma melhor desenvoltura de seus profissionais em busca de prêmios, Comissões, Vantagens de qualquer tipo de natureza incentivadora. Desta forma de remuneração, aplica-se uma satisfação ao colaborador em fazer suas tarefas de forma qualificada, contribuindo para o crescimento da organização e proporcionando lucro de ambos os aspectos, sendo eles Colaborador x Empresa.

 Remuneração Variável:Este tipo é juntamente aplicada para vendas em exclusividade, pois estar atrelada a metas, desenvolvimento, produção e suporte aos clientes externos, trazendo ao colaborador um devido valor seja ele, de forma financeira direta (Dinheiro), ou outros tipo.

 Remuneração por competências: Utilizadas em organizações que que trabalham com algum tipo de especialidade, como exemplo, consultorias, as quais precisam de profissionais qualificados e altamente trainados para executar determinado processo dentro de outras organizações, este tipo de remuneração é calculada através de pontuações de cargos, ou seja, de acordo com a complexidade das tarefas exercidas por cada cargo, proporcionando ao profissional um êxito maior e a satisfação do ganho por sua capacidade intelectual.

 Stock Option – Concessão e Direito de Compra de Ações da Empresa: Incentivo e longo prazo, ao qual o colaborador após determinado tempo de empresa, possui o direito e a possibilidade de compra e ações da empresa, tornando-se assim parte direta da mesma, muitas empresas também possuem a pratica de usar esta forma de remuneração, não necessitando de nenhum tipo de valor monetário vindo de seus colaboradores, e sim utilizando de suas competências e pontuações criadas através de programas para a garantia de seus direitos quanto ao ganho total da empresa.

 TalentRetention – Retenção de Talentos (Lump Sum): Neste módulo, pode-se estender o programa para outros níveis, ou seja, é destinado aos colaboradores que possuem um grande aspecto de contribuição para empresa, sendo assim, os mesmos possuem diferencias do mercado, sendo tratados de forma diferenciada a serem desenvolvidos periodicamente para novas tarefas e cargos, de acordo com suas hierarquias, e seus conceitos.

Partindo dos exemplos apresentados neste artigo, pode-se já compreender o melhor meio de transformar uma empresa, em uma poderosa maquina de gestão interna geradora de lucro e instintivamente, retentora de talentos, tornando-a assim, mais competitiva quanto ao mercado, e fazendo de seus profissionais sua melhor arma. No case ao qual trata-se, pode-se utilizar de varias formas de remuneração estratégica, porém, a qual se torna mais atrativa, é a remuneração baseada em Variaveis e por Resultados, a seguir segue-se para um esqueleto da forma de implantação da mesma, e os benefícios que será atribuídos à organização :

O projeto deve ser desenvolvido de formaa compreender a situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com